Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agronegócio

Uso de defensivos agrícolas cresce 10,9% no Brasil até setembro, mas valor de mercado cai

Uso de defensivos agrícolas cresce 10,9% no Brasil até setembro, mas valor de mercado cai

O Brasil registrou um aumento de 10,9% na área tratada com defensivos agrícolas entre janeiro e setembro de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, atingindo mais de 1 bilhão de hectares. De acordo com dados divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (Sindiveg), o setor foi impulsionado principalmente pelos cultivos de soja, milho e algodão.

Entre os tipos de defensivos, os herbicidas lideraram o uso com 45% da área tratada, seguidos por inseticidas (26%), fungicidas (20%), tratamento de sementes (1%) e outros produtos (9%). A metodologia adotada para mensurar a área tratada leva em conta o número de aplicações e as misturas no tanque, o que amplia a área contabilizada.

Apesar do crescimento em área tratada, o valor de mercado dos defensivos no período registrou queda de 4,7%, movimentando um total de US$ 11 bilhões. No acumulado de janeiro a setembro, a soja concentrou 35% da área tratada, seguida pelo milho (27%), algodão (12%), pastagem (6%), cana-de-açúcar (5%) e trigo (4%). Culturas como feijão, citros, hortifrútis, café e arroz apresentaram menor participação, com menos de 3% da área tratada cada.