A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão desenvolvendo um curso de doutorado conjunto em bioenergia.
Com aulas previstas para março de 2014, o programa vai contar com professores das três instituições e especialistas estrangeiros. A ideia é atrair profissionais de outros países para o programa, que terá parte das aulas ministradas em inglês e será gratuito. Segundo o professor Carlos Alberto Labate, da USP, os alunos terão um estágio no exterior de pelo menos quatro meses.
O programa será organizado em cinco áreas – agrícola, industrial, sustentabilidade, biorrefinarias e motores – e vai abordar assuntos como as questões diplomáticas ligadas ao assunto bioenergia. Cada universidade fará a seleção de alunos com critérios próprios, e a coordenação geral do programa vai mudar a cada três anos. Atualmente, a responsabilidade é da USP. Os professores pretendem chegar a 100 alunos em até três anos.
O programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em março. O doutorado é resultado das atividades do Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia, um convênio entre as três universidades, o governo do Estado de São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), criado em 2010.
As informações são da “Agência Fapesp”. Mais detalhes sobre o curso estão no site temporário do programa.