Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bovinos

Utilização da capacidade dos frigoríficos bate recorde em MT

Foi ampliado para 45,7% a utilização das plantas do estado.

A utilização da capacidade instalada dos frigoríficos de Mato Grosso aumentou 4,7 pontos percentuais no primeiro quadrimestre deste ano. Com um abate de 1,93 milhão de cabeças de bovinos, foi ampliado de 41% para 45,7% a utilização das plantas em operação e fora de operação do estado.

Esse índice é o maior ods últimos cinco anos considerado o mesmo período de análise, de acordo com informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). “O aumento da oferta de bovinos, machos e fêmeas, pode explicar esse aumento”, afirma o analista do Imea, Fábio da Silva.

De modo geral verificou-se manutenção ou elevação na utilização da capacidade instalada nas macrorregiões do Estado. Ele acrescenta que o estoque de machos disponíveis para abate atingiu 4,24 milhões de cabeças – também o maior volume dos últimos três anos. “Além disso, o elevado descarte de fêmeas – média de 54% para o primeiro quadrimestre – contribuiu para elevação da capacidade de utilização dos frigoríficos”.

Essa oferta de animais também foi absorvida por algumas indústrias frigórificas que retomaram as atividades no último mês. A volta dessas plantas, na macrorregião oeste e nordeste, aumentou a utilização da capacidade instalada no primeiro quadrimestre, chegando a 48,9% e 36,3%, respectivamente.