Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Vacinação em massa começa em granjas de estado mexicano para prevenir a influenza aviária

Jalisco é o primeiro estado do país a implementar uma campanha massiva de vacinação contra a doença

Vacinação em massa começa em granjas de estado mexicano para prevenir a influenza aviária

Na região de Los Altos de Jalisco, a área avícola mais importante do México, iniciou-se a vacinação de aves domésticas, como parte das ações para proteger a avicultura de Jalisco e prevenir a influenza aviária H5N1.

Na primeira etapa a Agência de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (ASICA) de estado, aplicará os biológicos nos municípios de San Miguel el Alto, Valle de Guadalupe, Tepatitlán de Morelos e Jalostotitlan.

Esses municípios correspondem à área focal l, onde em 14 de novembro de 2022 foi apresentado um caso positivo de influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em uma unidade de produção avícola do município de San Miguel el Alto, e uma vez concluída a aplicação de biológicos nessa área, continuará nas regiões onde se concentra o maior número de estoques do estado.

Jalisco é o primeiro estado do país a implementar uma campanha massiva de vacinação em fazendas de quintal. Para isso, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SADER) estadual destinou uma bolsa de dois milhões de pesos para a aquisição de 4,2 milhões de vacinas das 55,8 milhões de doses que o governo federal autorizou para o estado.