Redação AI 03/05/2004 – 08h59 – O volume de exportação de perus no Paraná durante o primeiro bimestre de 2004 teve um aumento acentuado, segundo dados da SECEX – Secretaria de Comércio Exterior. Foram cerca de US$ 8.436.217 negociados, o que equivale a um aumento de 150% em relação aos números do mesmo período no ano passado. O Estado é o segundo maior produtor do País, perdendo apenas para Santa Catarina. Os municípios de Carambeí e Francisco Beltrão são os maiores produtores estatais de peru e os grandes responsáveis pela ótima performance das exportações do Paraná.
Em 2003, os três Estados do Sul foram responsáveis por 82% do total de produção da ave no País. O Brasil exportou aproximadamente US$ 146 milhões em perus e o Paraná participou em cerca de 23% de todo o volume desta exportação. No ranking mundial, o Brasil é o terceiro maior produtor e exportador da ave, atrás apenas dos Estados Unidos – que em 2003 foi o país que mais produziu e consumiu a carne da ave – e da União Européia.
Segundo estudo preliminar do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos -, em 2003 a produção brasileira foi de mais de 191 mil toneladas. A expectativa para esta ano, conforme o departamento americano, é ainda maior. O País deve produzir mais de 210 mil toneladas.
A carne de peru no Brasil tem grande importância no volume total de exportações do setor agropecuário, embora o País não esteja entre os maiores consumidores da ave no mundo.