As cotações dos ovos estão subindo no decorrer de 2019, em todas as regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O cenário está amenizando parte dos prejuízos acumulados pelos avicultores de postura no ano passado, segundo os analistas.
De acordo com os pesquisadores do Cepea, esse cenário se deve à redução na oferta em um período de demanda aquecida. Nesse cenário, colaboradores do Cepea relatam que a expectativa é de que os preços continuem aumentando gradativamente conforme o período de Quaresma se aproxima.
Segundo agentes do setor, as altas temperaturas verificadas neste início de ano contribuíram para diminuir a disponibilidade da proteína, tanto pelo aumento na mortalidade das poedeiras quanto pelo menor tempo de vida útil dos ovos.
A demanda, por sua vez, intensificou-se principalmente nas últimas semanas de janeiro e na primeira de fevereiro, em decorrência do período de volta às aulas – a proteína é um dos ingredientes utilizados na merenda escolar.