[quotes_menu]

América Latina

Vendedores afirmam que há frangos suficientes na República Dominicana

Nos locais visitados, inclusive um supermercado, o quilo de frango é oferecido a RD $ 80, mas se for só peito, nos comércios eles oferecem a RD $ 120 o quilo.

27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
27.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

Nesta quarta-feira, às 11 horas da manhã, a venda de frango ainda se destacou por sua ausência em vários comércios da capital, porém, poucos minutos antes do meio-dia, esses estabelecimentos já tinham o que vender.

Nos locais visitados, inclusive um supermercado, o quilo de frango é oferecido a RD $ 80, mas se for só peito, nos comércios eles oferecem a RD $ 120 o quilo.

Os preços variam dependendo do tipo de pedaços de frango que o cliente deseja. Se forem apenas asas, custam RD $ 85 por libra, coxa longa RD $ 100 por libra e coxa larga RD $ 80 por libra, enquanto se o cliente só quiser colher e pá tem o preço de RD $ 50 por libra.

No Mercado de Honduras, localizado na avenida Correa y Cidrón, na Capital, perguntou-se ao vendedor “O frango já baixou?” e ele respondeu brincando: “Sim, do caminhão.”

O trabalhador disse que há semanas vendia o frango a RD $ 70 o quilo, mas agora está a RD $ 75 (único lugar visitado com preço assim) e garante que aqui tem produção de frango suficiente, inclusive, ele apontou com a mão para o pátio da empresa onde coloca as galinhas vivas e disse “olha quantas estão aí. São muitos”.

O responsável pelo negócio disse que apesar da crise provocada pela peste suína africana, já não é necessário continuar a importar frango, destacando ainda que as pessoas não gostam de frango importado porque está congelado.

“Trouxe mama importado para algumas pessoas e me falaram para não levar mais porque não iam me comprar de novo (…) A venda tá fraca como você quer”, disse.

Em outro negócio, o proprietário comentou que na semana passada foram mandados frangos para vender um dia e no outro, enquanto nesta semana sente que a situação se normalizou, acrescentando que teve que pedir RD $ 20.000 emprestados para poder ter quantidade suficiente destes dias. Seu planalto estava cheio de galinhas e os clientes não eram mais observados, pois já passava das 12 horas.

María é uma senhora que vende frango no setor La Ciénaga desde os 13 anos e diz a Listín Diario que é a primeira vez que se lembra de vender a RD $ 70 o quilo. Ela relata que, há algumas semanas, estava vendendo a libra por RD $ 50, e que nunca havia ultrapassado esse preço porque “este é um bairro e não posso fazer isso com as pessoas”.

A vendedora de frangos lembra que há algumas semanas, por ocasião da crise da peste suína, às 9h da manhã, ela fechou seu pequeno negócio porque estavam mandando poucos frangos à venda.

Agora, ela agradece porque ainda tem a loja aberta às 11h40 da manhã e no final do dia sobrou pouquíssimo frango, ou nada.

Garante a necessidade

Na última terça-feira, o ministro da Agricultura, Limber Cruz, destacou que a atual situação do consumo de frango no país não é normal devido à queda na produção de carne suína ocorrida há algumas semanas, motivo pelo qual justificou a importação desse alimento .

Cruz lembrou que se trata de uma importação pontual e que não se sustentará com o tempo, após responder às declarações feitas a este médium pelo presidente da Associação Dominicana de Avicultura (ADA), Juan Lucas Alba, que afirmou que os produtores nacionais foram. envidando todos os esforços possíveis para aumentar a produção, portanto, em sua opinião, neste momento, não é necessário importar mais.

Enquanto Cruz acrescentou que o consumo de frango aumentou entre 10 e 18%, nega que essas importações destruiriam a produção avícola porque é uma situação momentânea para equilibrar oferta e demanda e que os preços se mantenham estáveis.

Importações

A importação de carne de frango no país cresceu mais de 1.000 toneladas em julho de 2021, quando comparada a outros meses como janeiro, onde foram importadas 1.630 toneladas e em julho aumentou para 3.452 toneladas com um total de US $ 6,1 milhões .de dólares.

Em janeiro de 2021, foram importados apenas US $ 2,5 milhões em carne de frango (fresca e congelada), segundo estatísticas do Ministério da Agricultura. No entanto, durante este ano, nos meses de abril, maio e junho, as importações de frango começaram a crescer com valores que ultrapassaram US $ 3,3 milhões, US $ 3,8 milhões e US $ 3,63 milhões, respectivamente.