Se olharmos grandes líderes podemos vê-los construindo habilidade de liderança, Winston Churchill, falhou, avançou, se tornou melhor em comunicar-se, são caminhos a desenvolver, com real possibilidade de se tornar seu próprio treinador. Há habilidades específicas, que são definidas, medidas, como digitação, leitura, matemática e menos tangíveis ,que orientam personalidade, como etiqueta, liderança, no primeiro tipo de habilidade, uso de treinador é quase indispensável, no segundo grupo podem ser desenvolvidas, aperfeiçoadas sem auxílio externo, com atitudes, incorporando habilidades, se tornando profissional melhor. Primeiro é observar alguém que você quer se tornar no futuro, grave isso na mente. Energize, pratique profundamente, chegando ao máximo da habilidade, cometendo erros, corrigindo-os. Crie espaço onde possa praticar essa habilidade até fazer sem pensar, às vezes, erros são oportunidades a construir habilidade da forma certa. Confie na sua capacidade, às vezes empreendedor esquece de certos “intangíveis”, suas convicções. Posturas que líderes, empreendedores devem adotar para manter mentalidade positiva, favorável à prosperidade do negócio abaixo:
1. Confie em sua capacidade de adaptar-se a novos desafios, empreendedores bem-sucedidos se relacionam de modo confiante com incertezas. Pensam em situações similares que lidaram anteriormente, em habilidades que têm e servem naquele momento, sendo menos provável que empreendedor se sinta paralisado ao novo.
2. Atribua sucesso ao trabalho, não à sorte, empreendedor que dá valor à sua capacidade de obter resultados com próprio esforço tenderá a confiar em sua habilidade de desenvolver novas competências, valorizará própria aptidão ao aprendizado.
3. Acredite, você é único, grande empreendedor aprende com exemplo de outros, mas para ter sucesso, imprime sua personalidade ao que faz, sem querer ser “novo Steve Jobs”, valorizando o que há de específico em si, única maneira de se destacar num cenário competitivo.
4. Afronte suas crenças negativas, livre-se de negatividade que trava desempenho, muitas vezes opiniões negativas sobre nós mesmos são profecias autorrealizáveis. Executivo que não acredita em sua capacidade de atingir metas concentra esforços em outras atividades, já que tem desculpa se resultado for frustrante.
Há problemas comumente cometidos por gestores, conheça-os, descubra se está fazendo errado. Em reuniões, críticas mais abertas podem ser necessárias, constranger funcionários, nunca, várias razões levam funcionário a pedir demissão, boa parte dos casos, razão está ao lado, problemas com chefe fazem muita gente sair das empresas. Executivos passam muito tempo resolvendo problemas técnicos, falando com clientes, reuniões com fornecedores, sem tempo para lidar com colaboradores, além disso, pressa em bater metas faz com que chefes tenham pensamento de curto prazo, transmitam ansiedade. Convivo com empreendedores, descobri que problemas são comuns entre eles, saiba quais e, caso você cometa erros semelhantes, evite-os:
1. Não planejar: comum ver gestores que têm metas mensais a bater, mas só começam a se preocupar na última semana, sete dias finais do mês se transformam num inferno , todo mundo fica estressado. Se planeje, mapeie oportunidades para que esse período seja mais calmo, funcionários fiquem mais tranquilos.
2. Não treinar: exigir que seus colaboradores sejam profundos entendedores do negócio sem ajudá-los a obter essa excelência não é o caminho certo, separe tempo para treiná-los.
3. Não ouvir: decisão final é do patrão, mas isso não significa que empreendedor não possa ouvir opinião de seus comandados, num time de vendas, por exemplo, maior parte dos contatos é feita por eles, ou seja, colaboradores têm base para propor mudanças. Ao receberem sua atenção, funcionários se sentirão importantes, melhorando clima da empresa.
4. Não dar feedback: empregados precisam, sempre que possível, saber o que estão fazendo e o que deve ser aprimorado, feedbacks quando feitos com transparência, educação, aproxima empreendedor da equipe. Não avaliar desempenho, bons funcionários se afastam e ruins só resta a bronca.
5. Expor: ninguém gosta de errar, ver seus deslizes sendo expostos na frente dos outros. Se você tiver de criticar alguém, chame essa pessoa de lado, tenha conversa privada. Numa reunião, pode ser que a discrição não seja possível, caso isso aconteça, ideal é cobrar, não constranger.