Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, o Conselho Diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) elegeu, por aclamação, Irineu Wessler como novo presidente da entidade. Wessler ficará à frente da ABCS nos próximos dois anos. Esta é a primeira vez que um paranaense chega ao cargo de presidente da ABCS.
A eleição transcorreu de forma tranqüila, apesar da dissidência da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) e da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS).
Às vésperas do encerramento do prazo para a oficialização das candidaturas à presidência da ABCS, os presidentes da ACCS, Wolmir de Souza, e da APCS, Valdomiro Ferreira Júnior, divulgaram uma carta aberta na qual defendiam mudanças na gestão da entidade e na chapa que concorria ao pleito deste ano. A postura das associações catarinense e paulista inviabilizou a formação de uma chapa única, de coalizão.
Apesar do clima calmo, ACCS e APCS decidiram manter-se fora da direção que comandará a ABCS no próximo biênio. No total 11 das 13 associações afiliadas da ABCS fazem parte da diretoria eleita.
-Veja como ficou composto o Conselho Diretor da ABCS:
Conselho de Administração
Conselheiro Presidente – Irineu Wessler (PR)
Conselheiro Financeiro – Luiz Salles (MT)
Conselheiro de Relações de Mercado – Rubens Valentini (DF)
Conselheiro Administrativo – José A. Cardoso Penna (MG)
Conselho Fiscal – Efetivos
Conselheiro – Arão Moraes (MS)
Conselheiro – José Marcelino (GO)
Conselheiro – Valdecir Luis Folador (RS)
Conselho Fiscal – Suplentes
Conselheiro – Marcelo Plácido Correia (BA)
Conselheiro – Paulo Helder (CE)
Conselheiro – José Puppin (ES)