Redação (01/11/2007)- Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil – ACAB, esteve presente no XIV World Ostrich Congress – WOC 2007, representando e divulgando os produtos do avestruz brasileiro para a comunidade internacional do avestruz.O evento foi realizado pela Associação dos Criadores de Avestruzes da Letônia, no Hotel Revals Latvia, em Riga, Letônia.
Estatística
Nos dois dias do evento ( 19 a 20 de outubro), estiveram presentes cerca de 100 pessoas, vindas de todos os continentes do mundo, com predominância da Europa: Letônia, Polônia, Romênia, Dinamarca, Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra, África do Sul, Iran, Vietnã, China, Austrália e, Brasil.
Europa = 8 (58%)
África = 1 (7%)
América = 1 (7%)
Oceânia = 1 (7%)
Oriente Médio = 1 (7%)
Nas apresentações orais o grande destaque foi para a importância da biosseguridade nas granjas, focando a doença da Influenza Aviária, apresentado pelo Dr. Ciprian Tomasik (Polônia) e, a questão do bem estar animal, que atualmente vem ganhando enorme importância de mercado, uma vez que o público consumidor de produtos de origem animal, cada vez mais valoriza o manejo ecológico associado a tratos humanitários na criação racional dos animais, conforme foi divulgado pelo Dr, Eduardo Carbajo ( Espanha).
Na parte tecnológica aplicada à criação, sem dúvida o grande avanço foram os estudos apresentados pelo Dr. Ireck Malecki (Austrália) no tocante a inseminação artificial, demonstrando que a técnica de coleta de semen para os avestruzes já está dominada, o que desencadeará em um futuro próximo a conquista do know How da inseminação artificial para as ratitas, é bom lembrar, que toda espécie animal com foco produtivo, possui caracteristicamente suas peculiaridades de reprodução artificial conhecidas e dominadas, exceto as ratitas, fato que vem instigando cientistas do mundo todo para a conquista de tal conhecimento.
Quanto a visão de sustentabilidade e reaproveitamento, o destaque ficou com o trabalho de George Nieuwoudt (África do Sul), que apresenta o processo de fabricação e características físico-químicas do biodiesel obtido com o óleo de avestruz.