Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Workshop em Fortaleza/CE

<p>A Fazenda Pé Forte, criatório de avestruzes sediado em Uberaba (MG), fala, durante a PEC Nordeste, sobre manejo nutricional das aves.</p>

Redação AI 14/06/2005 – A criação de avestruzes será um dos destaques a serem discutidos durante o PEC Nordeste 2005, evento que reúne de 15 a 17 de junho em Fortaleza (CE), produtores, expositores e especialistas de diversas atividades pecuárias (apicultura, bovinocultura, avicultura, suinocultura, eqüinocultura, caprino-ovinocultura, aqüicultura, carcinicultura, estrutiocultura e pequenos animais). A Fazenda Pé Forte (Uberaba – MG), um dos principais criatórios do País, participa da intensa programação de eventos técnicos, com um workshop sobre estrutiocultura.

O diretor técnico da Fazenda Pé Forte, Mauro Paternez, é um dos convidados do workshop: Panorama Setorial da Estrutiocultura Cases Empresariais de Sucesso, que ocorre no dia 15, às 14h30. Paternez apresentará o case da Fazenda Pé Forte, com a história e as realizações da propriedade, e também falara sobre a experiência pioneira desenvolvida no criatório com a implantação de um novo tipo de leguminosa na alimentação das aves.

“Durante o evento, além de abordar a estrutura da fazenda Pé Forte, falaremos sobre um novo conceito de nutrição de avestruzes, com a introdução do amendoim forrageiro na dieta das aves. Esta leguminosa apresenta uma série de vantagens em relação ao capim braquiara, uma vez que se adapta melhor à fisiologia das aves, otimiza o ganho de peso dos animais e diminui a taxa de mortalidade das aves recém-nascidas por impactação para praticamente zero e elimina o problema de entortamento das patas”, afirma.

Segundo Paternez, além de diminuir a mortalidade, a nova fonte de alimento pode reduzir a idade de abate dos animais dos atuais 12 para 9 meses. Outra vantagem é a economia com os custos de alimentação. Nos três primeiros meses de vida, a expectativa da Fazenda Pé Forte é diminuir os custos com ração em até 12%.

A estrutiocultura, atividade que cresce em todo país, tem se desenvolvido significativamente no Nordeste do Brasil devido ao clima da região, semelhante ao do habitat natural do avestruz: savana africana. O clima seco e a baixa umidade reduzem problemas com a eclosão dos ovos e também a disseminação de doenças na fase mais delicada da vida das aves, que é do nascimento até 3 meses de vida.

Sobre a Pé Forte – No mercado desde 2000, a Fazenda Pé Forte é considerada, atualmente, um dos criatórios de avestruzes mais eficientes do País. Cada uma das 650 matrizes da Fazenda produz cerca de 29 filhotes (a média nacional é 22 filhotes/matriz) e o índice de mortalidade é de 13%, taxa inferior à União Européia. Atualmente a Fazenda Pé Forte possui 3,5 mil animais e está iniciando sua produção para 2005, que será de 12 mil aves. O foco de seu trabalho é a formação de plantel e a comercialização de aves para a produção de carne e couro.

Serviço: PEC Nordeste

Quando: dias 15, 16 e 17 de junho

Onde: Centro de Convenções do Ceará

Mais informações: www.peforte.com.br