A ausência de paredes e portas separando as áreas administrativas, bem como as salas dos executivos no novo escritório da Zoetis Brasil traduzem o novo enfoque da companhia. Este modelo incorpora iniciativas de se repensar espaços corporativos com o propósito de reforçar a cultura da empresa e multiplicar os negócios por meio da intensa troca de ideias e experiências. É sob esse direcionamento de alta performance que o País se mantém como o maior mercado internacional da Zoetis: os resultados no Canadá e América Latina apresentaram um crescimento de 13% na receita quando comparados ao ano anterior, atingindo US$ 173 milhões no primeiro trimestre de 2015.
Entre as prioridades estratégicas da Zoetis nesse período está o desenvolvimento da liderança e a potencialização do crescimento de suas equipes. “A troca de informações incentivada pelo open space é fundamental para mantermos e acelerarmos nosso crescimento, bem como fomentar a formação de profissionais com visão estratégica que conduzirão a empresa no futuro”, afirma Paco Ortiz, diretor-presidente da Zoetis Brasil.
A constante busca por inovação, que está entre as prioridades das equipes, é reforçada pelo investimento anual de cerca de US$ 400 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Regionalmente, a companhia ainda mantém uma equipe da área de P&D, que se dedica à descoberta de novas moléculas e de medicamentos lançados pela Zoetis Internacional, adaptados à realidade brasileira (diferenças climáticas, população animal, conservação). “A inovação sai principalmente dos laboratórios e pesquisadores, mas pensando de forma ampla, a manutenção de nossa liderança passa pela capacidade de inovarmos em todas as áreas e a troca de informações do open space também facilita esse processo”, explica Ortiz.
Novo ambiente, novo fôlego para os empregados
O projeto arquitetônico auxiliou nesse desafio, pois foram feitas adaptações para garantir o isolamento acústico do ambiente: “As salas de reuniões, por exemplo, permitem total privacidade, pois bloqueiam o vazamento de ruídos. Os dutos do ar condicionado também foram revestidos, uma vez que eles são responsáveis por propagar o som no ambiente”, explica Paula Oliveira, gerente de Facilities e responsável pela gestão do projeto de mudança da Zoetis para o novo espaço. São 18 salas de reunião, e quatro delas se integram em um único ambiente por meio de suas paredes removíveis permitindo agrupar até 120 pessoas sentadas ao mesmo tempo. Há ainda 12 cabines telefônicas para a realização de telefonemas mais longos com participação de uma ou duas pessoas.
Além disso, as estações de trabalho foram renovadas e adaptadas às necessidades dos empregados – cadeiras ergonômicas, hastes de monitores que promovem flexibilidade para o posicionamento mais adequado da tela, além de notebooks, mouses e teclados sem fio –, permitindo assim maior liberdade de movimentos aos funcionários. Os gaveteiros apresentam ainda rodinhas e um estofado na parte superior para serem usados como bancos e permitirem rápidas reuniões.
Para equilibrar os momentos de trabalho e descontração, foram criados espaços informais, como os cafés. “A decoração foi fundamental para criar um ambiente mais lúdico, pois há painéis iluminados com imagens de animais que representam cada uma das unidades de negócios”, explica Paula.
“A seleção de um edifício que apresenta a certificação do Selo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) para que a Zoetis instalasse seu escritório em São Paulo também denota o total alinhamento da companhia às ações que garantem a preservação do ambiente”, complementa a gerente de Facilities. O edifício, recentemente construído, conta com um bicicletário e vestiário para atender quem optar por esse transporte não poluente. Além disso, as ações para preservação do ambiente se estenderam para o interior do escritório Zoetis: “Não há mais lixeiras individuais embaixo das mesas, assim estimulamos a ida dos funcionários nas estações de reciclagem para separação do lixo”. Os copos descartáveis também foram completamente abolidos – não são biodegradáveis e demoram, em média, mais de 200 anos para se decompor. Portanto, cada um dos empregados recebeu uma garrafa e caneca para consumo de água e café.
“O nosso escritório reflete exatamente a cultura da companhia, que valoriza a troca de experiências entres os funcionários e promove um ambiente acolhedor para que os principais talentos possam ser revelados”, finaliza Ana Avelar.