A Austrália decidiu permitir a importação de peixes do Brasil, conforme anunciado pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, nesta segunda-feira (19/2). Ele mencionou que o acordo sanitário foi aceito pelo país, possibilitando o início das remessas do produto.
Perosa destacou em uma entrevista que essa abertura de mercado é uma nova oportunidade para o setor de pesca, que tem visto um crescimento significativo no Brasil. Ele também mencionou que havia preocupações recentes sobre os peixes provenientes do Vietnã, mas o foco agora está na intensificação dos esforços para abrir mais mercados para os produtos pesqueiros brasileiros.
De acordo com os dados do Agrostat do Ministério da Agricultura, em 2023, o Brasil exportou US$ 294 milhões em produtos do agronegócio para a Austrália, sendo o café o produto mais significativo.
Além disso, o Brasil obteve permissão para exportar Células Tronco Mesenquimais (MSC) de cães, gatos e equinos para a Costa Rica, conforme anunciado pelo Ministério da Agricultura. Em 2023, as exportações brasileiras para a Costa Rica totalizaram US$ 241,8 milhões, principalmente de milho e arroz.
Este ano, o setor agropecuário brasileiro celebra a abertura de 13 novos mercados.