Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Curso prático oferece manejo de peixes em biotério

Curso prático oferece manejo de peixes em biotério

Em parceria com o programa de pós-graduação em Biologia Animal da Unicamp, foi realizado no dia 14 de junho um curso prático voltado para alunos de pós-graduação, estagiários e técnicos de laboratório. Este curso teve como objetivo capacitar os participantes para aplicar a teoria na rotina de um biotério e na execução de experimentos.

Márcia Ishikawa, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, explicou que a prática incluiu uma visita às áreas do Laboratório de Aquicultura e Ecotoxicologia (LAE) da instituição. Durante a visita, os participantes puderam conhecer a infraestrutura dos laboratórios, os diferentes sistemas de aquários, entender a rotina dos laboratórios e observar de perto os organismos vivos utilizados nos experimentos.

As demonstrações proporcionaram uma visão detalhada das pesquisas em andamento nos laboratórios, ensinando sobre a biologia e o manejo dos organismos aquáticos usados em estudos de ecotoxicologia e aquicultura. A parte teórica foi abordada durante as aulas da disciplina BA 041 do PPGBioAnimal, ministradas pelos organizadores do curso.

O curso abordou técnicas de manutenção do meio aquático para cada organismo, alimentação, reprodução e procedimentos experimentais. As atividades práticas foram realizadas com organismos utilizados em ensaios ecotoxicológicos e com peixes juvenis e adultos em ensaios in vivo.

Julio Queiroz destacou que apresentar os sistemas de aquários em funcionamento no laboratório é mais didático do que apenas uma palestra em sala de aula, tornando o curso mais dinâmico e permitindo que todos os participantes acompanhassem os procedimentos como se estivessem em um biotério experimental.

A programação do curso incluiu discussões sobre experimentos com peixes, desafios, manejo, cuidados durante a aclimatação, execução de procedimentos e coleta final. Os participantes também aprenderam sobre a infraestrutura do Laboratório de Ecotoxicologia, experimentos em andamento, manutenção do biotério e participaram de práticas demonstrativas com larvas e embriões de zebrafish, além de organismos não-alvos.

No Laboratório de Aquicultura, foram abordados sistemas de aquários, experimentos em andamento, manutenção, controle da qualidade da água e procedimentos básicos para aclimatação, anestesia, biometria e coleta de sangue de peixes. Outras práticas incluíram avaliação clínica, coleta de amostras de brânquias e muco, eutanásia, necropsia de peixes, filetagem e processamento de amostras biológicas.

O curso foi coordenado pela Responsável Técnica Veterinária Márcia Ishikawa, pesquisadores Julio Queiroz, Vera Castro, Gestor do LAE José Henrique Vallim e pelos professores do PPGBioAnimal da Unicamp Marlene Tiduko Ueta e Edson Aparecido Adriano.