O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu aprovação na Chamada Pública promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) para disponibilizar 1400 vagas em três cursos na área de Aquicultura. Essa conquista é fruto da nova Linha de Fomento da Bolsa-Formação Aquicultura, uma iniciativa do Ministério da Educação em colaboração com a Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Entre as 36 instituições participantes em todo o país, o IFPB se destaca como a quarta maior em número de vagas aprovadas.
A proposta do IFPB, elaborada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) em conjunto com 13 campi, abrange as localidades de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Soledade e Sousa. Os cursos propostos serão ministrados na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), com turmas programadas para Agente de Desenvolvimento Cooperativista (160 horas), Aquicultor (160 horas) e Operador de Beneficiamento de Pescado (200 horas).
IFPB planejava oferecer 1.490 vagas
Maria José Batista Bezerra de Melo (Josi), pró-reitora de Extensão e Cultura, menciona que inicialmente o IFPB planejava oferecer 1.490 vagas, porém, apenas três turmas não foram aprovadas na proposta, que representa um investimento de mais de R$ 36 milhões em todo o país. Josi Melo destaca que os próximos passos envolvem as medidas administrativas necessárias para a celebração do Termo de Execução Descentralizada (TED) e o subsequente recebimento do recurso financeiro.
Siga a Gessulli Agrimídia no Instagram
O público-alvo prioritário dessa Linha de Fomento abrange aquicultores, pescadores, povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, assentados, agricultores familiares, extrativistas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os estudantes terão direito a uma ajuda de custo para frequentar as aulas, de acordo com as características da Bolsa Formação.
Proexc será responsável pela gestão da execução dos cursos
A Proexc será responsável pela gestão da execução dos cursos, com previsão de início no primeiro semestre de 2024. Os cursos, que seguem a modalidade presencial, são integralmente gratuitos e estão em conformidade com a Lei nº 12.513/2011, além de outras legislações aplicáveis.
O IFPB realizará processos seletivos para a escolha dos professores que conduzirão as aulas, além de publicar editais de seleção para os estudantes interessados nos cursos. Em âmbito nacional, mais de 21.000 vagas estão disponíveis em cursos distribuídos por todas as cinco regiões do país.
Fonte: IFPB.