O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, compareceu à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado para esclarecer questões relacionadas a um suposto acordo de importação de tilápias do Vietnã. Durante a audiência, o ministro informou que não há qualquer negociação comercial sobre o tema com o Vietnã e reforçou o incentivo à produção brasileira.
O primeiro-ministro vietnamita visitou o Brasil em setembro, resultando em acordos de cooperação técnica divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores. Contudo, o ministro destacou que a importação de tilápias do Vietnã não faz parte desses acordos.
André de Paula enfatizou o compromisso do Ministério com a produção brasileira de tilápias, que representa 65% da produção de peixes de cultivo no país. Ele ressaltou que, apesar de notícias veiculadas em outubro sobre a importação, tal acontecimento nunca ocorreu.
- Acompanhe a Gessulli Agrimídia também no Instagram e fique por dentro de todas as novidades.
O ministro explicou que, após consultar outros órgãos do governo, foi possível afirmar que não existe nenhum acordo comercial relacionado a esse assunto. Ele mencionou uma nota oficial divulgada em 23 de outubro pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, esclarecendo que não havia nenhum pedido de licença de importação de tilápias do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária.
André de Paula ainda ressaltou os números significativos da produção de tilápias no Brasil, destacando que o peixe representa 65% da produção de peixe de cultivo e é responsável por 98% do volume de exportação da piscicultura brasileira.
O senador Jorge Seif, que solicitou os esclarecimentos, ponderou sobre a necessidade de utilizar a plataforma do Senado Federal para garantir que as informações alcancem um público mais amplo. O ministro agradeceu o apoio financeiro destinado ao Ministério da Pesca e Aquicultura por meio de emendas individuais e da comissão.
A audiência permitiu que o ministro respondesse a perguntas dos senadores, esclarecendo a situação e reforçando o compromisso com a produção nacional.
Fonte: Senado.