Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aperfeiçoamento

Mulheres na Aquicultura: Irmãs apostam na piscicultura e no aprendizado para transformação social

Mulheres na Aquicultura: Irmãs apostam na piscicultura e no aprendizado para transformação social

Entre as participantes do Programa Aquicultura em Alagoas, destacam-se as irmãs Sandra Eugênia de Lira Alves, de 55 anos, e Cristiane de Lira Barbosa, de 49 anos, ambas naturais de São Brás, um município banhado pelo Rio São Francisco. Criadas em uma família onde a pesca e a agricultura representavam a base da subsistência, elas carregam consigo a tradição do Velho Chico.

Atualmente residentes em Penedo e Porto Real do Colégio, as irmãs integram a Colônia de Pescadores Z-12 do Barro Vermelho, onde desempenham uma variedade de atividades, desde a confecção de redes até a pesca nas águas do São Francisco. Agora, elas buscam se aperfeiçoar ainda mais no setor pesqueiro, por meio do curso de Operadora de Beneficiamento de Pescado oferecido pelo Programa Aquicultura. “Sempre há coisas novas para aprender, então quanto mais a gente souber, melhor”, afirma Sandra.

Para Sandra, além do ganho técnico, o curso é uma oportunidade de reintegração ao ambiente educacional. Após concluir o ensino médio pelo EJA, ela planeja prestar o Enem e realizar o sonho de cursar Ciências Biológicas, uma área pela qual é apaixonada. “Meu sonho é estudar Ciências Biológicas. Pretendo fazer o Enem no próximo ano, mas já não quero ficar parada”, revela.

A trajetória dessas irmãs simboliza a força e a resiliência das mulheres no setor da aquicultura e pesca artesanal, enquanto buscam não apenas melhorar suas técnicas, mas também transformar suas vidas por meio da educação e do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Instituto Federal de Alagoas