Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações
Copacol é Ouro no SomosCoop OCB

A tecnologia inédita desenvolvida para a produção de alevinos garantiu à Copacol o Troféu de Ouro no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O destaque foi a Unidade de Produção de Alevinos (UPA), localizada em Quarto Centenário, no Oeste do Paraná, inscrita na categoria Inovação. A premiação bienal reuniu 711 cases de 574 cooperativas de todo o Brasil.

O sistema implementado pela Copacol apresenta baixo consumo de recursos naturais e alto padrão de biossegurança, inspirado em práticas israelenses. Este modelo reflete a visão inovadora da Cooperativa, que busca integrar tecnologia em todas as etapas produtivas — da elaboração da ração e criação de peixes até a industrialização e distribuição ao consumidor. “A UPA de Quarto Centenário é fruto dessa visão de futuro, consolidando seis décadas de avanços. Mas nossos projetos de inovação também incluem grãos, avicultura e suinocultura, com foco em bem-estar animal e alta performance industrial”, destacou Valter Pitol, presidente da Copacol, que celebra a quarta vitória da cooperativa no SomosCoop.

Desde 2016, a Copacol acumula troféus no prêmio: Ouro na categoria Intercooperação pela Unidade Industrial de Aves em Ubiratã, Prata na categoria Cooperativa Cidadã pelos projetos sociais, e outro Prata em 2020 por sua parceria com a Coopatos no projeto de recria de novilhas. “Estar entre os premiados reforça o impacto positivo de nossos projetos, especialmente na piscicultura do Oeste do Paraná”, afirmou Pitol.

Sustentabilidade e autossuficiência na piscicultura

A nova UPA, com apenas um ano de operação, já consolida o pioneirismo da Copacol, ampliando a produção para atingir a meta de 100 milhões de alevinos por ano. Sua estrutura utiliza apenas 10% do volume de água demandado pelo método convencional, com origem em poços artesianos. Nestor Braun, gerente da Integração Peixes, destacou o compromisso da Copacol com a sustentabilidade: “A água é nosso bem maior. Escolhemos um modelo inovador que conserva este recurso, superando desafios com o empenho de toda a equipe técnica”.

Reconhecimento ao cooperativismo

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, elogiou a Copacol: “Vocês demonstram um caminho transformador no cooperativismo, da inovação no campo à geração de prosperidade. Parabéns à família Copacol”.

Na mesma categoria, o Prêmio SomosCoop também reconheceu outros projetos inovadores. A Cocamar (PR) conquistou o Troféu de Prata pelo uso de inteligência artificial na classificação de soja, e a Coplana (SP) ficou com o bronze pelo projeto de estimativa de produtividade de amendoim com IA.