Diversificar o cardápio de exportações para vender produtos de maior valor agregado é um dos desafios do agronegócio brasileiro nos próximos anos, mostra estudo divulgado pelo Insper-Global.
“O Futuro do Comércio Global do Agronegócio e a Inserção do Brasil” mostra que o país tem grande relevância na produção e no mercado internacional de commodities alimentares.
Diversificar o cardápio de exportações para vender produtos de maior valor agregado é um dos desafios do agronegócio brasileiro nos próximos anos, mostra estudo divulgado pelo Insper-Global.
“O Futuro do Comércio Global do Agronegócio e a Inserção do Brasil” mostra que o país tem grande relevância na produção e no mercado internacional de commodities alimentares.
Atualmente, tem 10,3% da produção (commodities alimentares) e 8,4% das exportações totais do agronegócio mundial (todos os produtos).
Mas embora seja um grande player do agro global, a liderança brasileira está concentrada hoje em um grupo pequeno de produtos –complexo soja, carnes (bovina, suína e aves), celulose, açúcar, algodão, café, fumo e suco de laranja. E mais recentemente, em milho.
Há uma grande fatia do mercado global do agronegócio, avaliada pelo Insper em US$ 726 bilhões (2022), na qual o Brasil participa com só US$ 5 bilhões (menos de 2%). Dentre estes produtos, o Insper destaca frutas, legumes, alimentos processados, outras oleaginosas, lácteos, pescados e produtos para pets.
Perceba o exemplo das frutas frescas. Terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás só de China e Índia, o Brasil ocupa uma modesta 24ª posição entre os exportadores.
Ainda assim, os produtores de frutas estão animados com a perspectiva de bater o recorde de exportações em 2023, com uma receita de pouco mais de US$ 1 bilhão, concentrada principalmente nas vendas de melão, manga, uva, melancia, banana e maçã.
O valor, se alcançado, representa menos de 1% do total exportado pelo país em 2022. É pouco em relação ao potencial do país na fruticultura.
Clima e solo favoráveis permitem ao Brasil produzir uma grande diversidade de frutas praticamente o ano inteiro em todos os biomas. Além das frutas mais tradicionais, como manga, melão, melancia e uva, temos jabuticaba, açaí, guaraná, cupuaçu, buriti, bocaiuva, baru e vários outros sabores ainda pouco conhecidos no mercado internacional.
O Brasil tem condições para ampliar sua participação no comércio global, valendo-se dos polos de ponta da fruticultura:
- na região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), no Vale do São Francisco, onde a irrigação e o investimento em tecnologia permitem a produção de uvas e mangas muito valorizadas no mercado internacional;
- Mossoró (RN), também polo de fruticultura irrigada, produz quase metade do melão do Brasil, além de melancia;
- o Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, é especializado em banana;
- a região do Jaíba, norte de Minas, produz banana, lima ácida tahiti, manga e mamão;
- no Triângulo Mineiro, a produção de abacate registra grande crescimento;
- os Estados do sul do país são uma região tradicional de fruticultura temperada (maçã, uva, pêssego e ameixa).
- Manga, melão, uva, limão, melancia, banana, maçã e mamão são as frutas mais vendidas pelo país no mercado externo. Os principais clientes são União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e Canadá.