Nesta edição do Anuário da Avicultura Industrial você confere um panorama do setor avícola, onde pode se informar sobre o desempenho de todos os elos da cadeia e as perspectivas para 2024.
O setor avícola brasileiro comemora resultados expressivos, refletindo o dinamismo e a resiliência do mercado. O crescimento constante é evidenciado pelos números robustos de produção, consumo e exportação de frango e de ovos em 2023, conforme apontado por especialistas nas diversas editorias desta publicação.
No cenário político, a senadora Tereza Cristina compartilha sua visão sobre os desafios superados e as conquistas alcançadas em 2023. Em uma entrevista exclusiva, ela projeta objetivos legislativos e estratégias para a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em 2024, ressaltando seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável do agronegócio.
Contudo, temos um grande desafio. A entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Brasil, afetando aves silvestres, mas sem contaminar os plantéis comerciais, pede atenção redobrada em 2024 e as medidas de biosseguridade tornam-se cruciais para manter o país com o status livre para IAAP. Assegurar a saúde do plantel exigirá esforço e cooperação entre os diversos atores dessa importante cadeia produtiva.
Este cenário multifacetado destaca a necessidade de um crescimento sustentável, em que a busca por resultados positivos seja equilibrada pelas responsabilidades ambiental e sanitária. A avicultura brasileira, diante de seus triunfos e desafios, se prepara para um 2024 marcado por inovação, comprometimento com a saúde animal e a consolidação de seu papel fundamental na economia nacional.
Boa leitura.
Andréa Gessulli
Editora Avicultura Industrial
Confira também:
Mercado Interno
Brasil conquista e sustenta o posto de maior exportador de frango, mas ainda enfrenta muitos desafios.
Exportação
Indústria de carne de frango deve alcançar a marca de 5 milhões de toneladas em 2023 e as perspectivas para 2024 são positivas.
Análise Conjuntural
Biosseguridade da Avicultura Brasileira foi testada com a ameaça da gripe aviária, mas o setor atravessou o ano ileso como área livre da doença.