Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ECONOMIA

Aumento salarial no agronegócio supera a inflação em oito a cada dez cargos

De acordo com o levantamento, 78% dos cargos avaliados apresentaram um ganho real em seus salários em comparação ao ano anterior, enquanto os 22% restantes não registraram mudanças significativas

Aumento salarial no agronegócio supera a inflação em oito a cada dez cargos

Pesquisa conduzida pela Michael Page aponta que oito em cada dez cargos do agronegócio registraram aumentos salariais que superaram a inflação. Essa análise abrangeu uma ampla gama de posições, desde as áreas financeiras, vendas, marketing, supply chain, engenharia de produto, TI até recursos humanos, que se destacaram pela alta demanda no agronegócio.

De acordo com o levantamento, 78% dos cargos avaliados apresentaram um ganho real em seus salários em comparação ao ano anterior, enquanto os 22% restantes não registraram mudanças significativas. O destaque desse estudo ficou por conta dos gerentes de produção, que experimentaram um impressionante aumento de 21% em seus salários.

Stephano Dedini, diretor da Michael Page para o setor agropecuário, enfatizou a crescente demanda por profissionais em diversas áreas dentro desse segmento. Ele ressaltou que a profissionalização do agronegócio está impulsionando a busca por lideranças de alto nível, como presidentes e diretores financeiros, para liderar a transformação e os planos de sucessão das empresas. Além disso, o agro tem se revelado um campo fértil para talentos de outros setores abraçarem novas oportunidades.

A pesquisa, que serviu de base para esse estudo, envolveu 10 mil profissionais e empresas em todo o Brasil no ano passado, com o objetivo de entender as percepções do mercado atual. Os resultados abrangeram cargos que variam desde suporte à gestão até diretoria. A Michael Page analisou como os profissionais enxergam suas carreiras, a contribuição dos empregadores para o desenvolvimento profissional e outros fatores que impactam a remuneração.

Com base nesse levantamento, a empresa conseguiu mapear a remuneração mensal de 1.453 cargos em 15 setores diferentes, incluindo engenharia, logística, varejo, vendas, marketing, tecnologia da informação, jurídico, saúde, finanças, seguros, recursos humanos e construção, entre outros. Os salários foram categorizados de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e o porte da empresa (pequeno, médio ou grande).