A Associação de Avicultura do Vietnã (Vipa) apresentou uma petição ao governo pedindo soluções para eliminar as dificuldades da avicultura e salvar os produtores da falência.
A associação disse que muitas empresas e fazendas estavam à beira do colapso, com milhares sendo forçados a reduzir a escala de produção ou interromper temporariamente a operação devido a perdas prolongadas.
Devido ao impacto negativo da pandemia de Covid-19, o custo dos insumos aumentou para um nível recorde, enquanto o mercado de consumo oscilou, reduzindo consideravelmente os preços dos produtos avícolas.
Em algum momento, os preços de venda dos produtos avícolas ficaram em apenas dois terços dos custos de produção, colocando a indústria avícola em muitas dificuldades, disse a associação.
Vipa disse que para resgatar a avicultura nacional é preciso apertar a gestão das importações de produtos avícolas.
O transporte ilegal e comércio de aves e produtos avícolas através da fronteira com o Vietnã continuou a ser complicado em localidades que compartilham as fronteiras com outros países, especialmente nas regiões central e sul.
A associação estimou que, em média, dezenas de milhares de galinhas poedeiras são contrabandeadas para o Vietnã a cada mês, o que não apenas aumentou o risco de infecção por doenças, mas também afetou seriamente a indústria avícola doméstica.
A Vipa propôs ao governo criar medidas não tarifárias para limitar a importação de produtos avícolas. Foi solicitado ao governo a proibição da importação de produtos à base de carne de países que não proibiram o uso de aditivos para alimentação animal como Ractopamina e Cisteamina e a restrição da importação de subprodutos para proteger os consumidores.
A partir de 2014, Ractopamina e Cisteamina foram banidos de 160 países ao redor do mundo, incluindo o Vietnã.
Estatísticas do Departamento Geral de Alfândegas mostram que a importação de frango aumentou nos últimos cinco anos e representou de 20% a 25% do consumo total de carne de frango no mercado interno.
Era necessário reduzir algumas taxas de quarentena e eliminar procedimentos administrativos desnecessários para baixar os custos de produção, disse a associação, acrescentando que a taxa de quarentena deve ser reduzida para metade.
O Vietnã também precisaria de um programa para promover a exportação de produtos avícolas e políticas para incentivar o investimento na criação e processamento de aves.
Como as empresas com investimento estrangeiro estavam recebendo muitos incentivos, a Vipa pediu políticas semelhantes para apoiar empresas e produtores nacionais para aumentar a competitividade e ser capaz de competir com empresas com investimento estrangeiro.
Um ambiente de negócios justo e saudável é importante para promover o desenvolvimento sustentável da indústria avícola, disse a associação.
A associação solicitou ao Ministério da Indústria e Comércio e o Ministério das Finanças a melhoria da supervisão do mercado para evitar o dumping de produtos agrícolas como concorrência prejudicial.
Bui Duc Huyen, diretor da Viet Tin Nutrition Joint Stock Co, disse que a redução da alimentação animal foi fundamental para reduzir o custo de produção da indústria pecuária.
O governo deve estar atento ao desenvolvimento do planejamento de matérias-primas para a pecuária e avicultura, principalmente o milho.
A comunicação deve ser aprimorada para incentivar os consumidores a usar produtos saudáveis ??e limitar a importação de carne, juntamente com políticas para promover o estabelecimento de cadeias de valor para a indústria agrícola, disse ele.
Compartilhando do mesmo ponto de vista, vice-diretor geral da CP Vietnam Livestock Joint Stock Co Vu Anh Tuan, disse que como a alimentação animal representa uma parte importante do custo de produção da indústria pecuária, foi necessário desenvolver um projeto de plantação de arroz especializado para a produção de ração animal.
O foco também deve ser colocado na expansão dos mercados de exportação de produtos pecuários e no apoio às empresas para melhorar a produção para atender aos requisitos de qualidade da Organização Mundial de Saúde Animal.
As negociações devem continuar para a assinatura de acordos veterinários com países e territórios com alta demanda por produtos avícolas, como Cingapura, Malásia, Bangladesh e Mianmar.