Durante o OVUM 2024, realizado no Uruguai, Osler Desouzart destacou pontos estratégicos para o futuro da avicultura na América Latina. Segundo ele, o setor continuará em expansão, acompanhando o aumento da demanda global por carne, em especial na América Latina, que vem ganhando protagonismo e alterando a geografia da produção e do consumo no mercado mundial.
A região seguirá como importante fornecedora de excedentes exportáveis, consolidando sua relevância no comércio internacional de proteínas. Contudo, para sustentar esse crescimento, será fundamental “fazer mais com menos”, afirma Osler. Ele enfatiza que esse objetivo pode ser alcançado por meio do uso de tecnologia, inovação e a constante busca por aprendizado.
Além disso, reforçou a necessidade de manter o foco em práticas essenciais, como biossegurança e bem-estar animal, que são pilares para garantir a sustentabilidade e a competitividade da avicultura. O recado de Osler Desouzart é claro: o futuro da avicultura depende de adaptação, inovação e responsabilidade para atender às demandas globais de forma eficiente e sustentável.