O Brasil tem conquistado, ao longo de 2023, um total de 51 novos mercados para seus produtos agropecuários até setembro deste ano. Essa expansão nas exportações reflete a confiança internacional na qualidade e sanidade dos produtos do agronegócio brasileiro.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenhou um papel fundamental na negociação com diferentes países nas Américas, como Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá, resultando na abertura de 22 mercados. Além disso, na região asiática, o Brasil conquistou 14 mercados, incluindo Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão.
No continente africano, países como Egito, Argélia, Angola e África do Sul se somaram a sete mercados para produtos brasileiros. Na Europa, o Brasil expandiu para a Rússia e Belarus, totalizando dois mercados. Já na Oceania, que inclui Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu, foram quatro mercados. E no Oriente Médio, Israel e Arábia Saudita abriram suas portas para dois itens brasileiros.
Preparar os produtores
A abertura desses mercados resulta de negociações bilaterais que culminam em acordos sobre requisitos de sanidade e certificados correspondentes, que passarão a ser aceitos pelos países importadores nos pontos de entrada de mercadorias. Além disso, é necessário preparar os produtores e exportadores para atender às demandas específicas de cada novo parceiro e promover os produtos agropecuários brasileiros por meio de atividades de promoção comercial e divulgação.
A presença da adidância agrícola brasileira também desempenha um papel crucial na identificação de oportunidades de comércio, atraindo investidores estrangeiros e ajudando a superar obstáculos às exportações do Brasil.
Destacam-se, entre os principais mercados alcançados, as vendas das carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana. Em agosto deste ano, as exportações do agronegócio brasileiro aumentaram 6,6% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo US$ 15,63 bilhões, representando 50,4% do total das exportações brasileiras, conforme informações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa).