De acordo com uma pesquisa da Horus, marca do ecossistema Neogrid, os consumidores brasileiros têm demonstrado um aumento na procura por produtos típicos da época natalina neste ano, em comparação com o ano anterior, embora ainda mantenham uma preocupação contínua com seus gastos.
Os dados revelam que, de janeiro a setembro deste ano, houve um crescimento de 2,9 pontos percentuais na presença de itens sazonais nos carrinhos de compras em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, o gasto com essas mercadorias durante esse intervalo foi 0,3 ponto percentual superior ao registrado no ano passado.
A pesquisa, que analisou aproximadamente 500 milhões de notas fiscais do setor alimentício nos últimos 12 meses, incluindo pequenos varejos, supermercados, hipermercados e atacarejos em todo o Brasil, destaca que, em dezembro de 2022, 44,7% das compras incluíam pelo menos um produto especial para o fim do ano, e 25,4% do ticket médio do consumidor foram destinados a itens da cesta natalina.
Crescimento de 10% em dezembro
Anna Carolina Veiga Fercher, chefe de Sucesso do Cliente e Insights da Horus, projeta que o cenário do ano passado seja intensificado em 2023, com um crescimento estimado em torno de 10% na incidência e nos gastos com produtos natalinos em dezembro.
O estudo destaca também que, após dois anos de preferência por ovos em substituição às proteínas animais devido aos preços elevados, o tender e as aves natalinas retomarão a posição de destaque na ceia deste Natal.
Com a recuperação gradual da economia, a criação de novas vagas de emprego e a redução nos preços de diversos alimentos, especialmente das proteínas animais, os consumidores estão recuperando a confiança para gastar.
Consumidores optam por marcas mais acessíveis
A pesquisa de dezembro de 2022 revelou que categorias consideradas não sazonais, como leite condensado, creme de leite, refrigerante, chocolate e bombons, que também fazem parte da cesta natalina, tiveram uma queda de até 1,2 ponto percentual na participação na carteira dos consumidores. Isso indica que, mesmo com a presença desses produtos nos tickets de compra aumentando, os consumidores optaram por marcas mais acessíveis.
Anna Carolina Veiga Fercher destaca que, apesar do custo mais baixo das proteínas animais, elas ainda possuem alto valor agregado. Para manter-se dentro do orçamento e garantir todos os itens necessários para a ceia de Natal, os consumidores estão abertos a experimentar novas opções a fim de evitar gastos excessivos. Desse modo, eles não abrem mão das categorias não sazonais, presentes nas compras do dia a dia, mas procuram produtos com melhor custo-benefício.