Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

política

Dino recebe aprovação do Senado para assumir cargo no STF

Ministro da Justiça foi indicado pelo presidente Lula ao cargo no Supremo Tribunal Federal. O nome dele foi aprovado em votação na CCJ do Senado e, depois, no plenário da Casa.

Dino recebe aprovação do Senado para assumir cargo no STF

O plenário do Senado aprovou a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (13). Dino, com 55 anos, poderá permanecer no tribunal até completar 75 anos, o que representa os próximos 20 anos. A votação foi secreta, e o placar foi de 47 votos a favor e 31 contra.

Minutos após a votação de Dino, os senadores também aprovaram o nome do subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Gonet obteve 65 votos a favor e 11 contra.

Durante a sabatina, tanto Dino quanto Gonet procuraram evitar polêmicas e embates com a oposição. Ambos foram aprovados anteriormente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com Dino recebendo 17 votos a favor e 10 contra, enquanto Gonet teve 23 votos a favor e 4 contra.

Flávio Dino, anunciado por Lula como ministro da Justiça em dezembro de 2022, enfrentou desafios durante sua gestão, incluindo a crise gerada pelos atos golpistas de janeiro de 2023. Ele também trabalhou na elaboração de um novo decreto sobre armas, revogando regras definidas na gestão Bolsonaro e restringindo o acesso de civis a armamentos e munições.

Dino, que atuou como juiz federal de 1994 a 2006, deixou a magistratura para se tornar deputado federal (2007-2011) e, posteriormente, assumiu a presidência da Embratur no governo Dilma Rousseff, de 2011 a 2014.