O Brasil deve ver sua produção de frangos aumentar 4% e as exportações do produto devem crescer 6% este ano. A previsão foi feita pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) em edição feita especialmente dedicada ao País.
De acordo com o USDA, o Brasil embarcará um volume recorde superior a 3,3 milhões de toneladas de carne de frango. Esse resultado, de acordo com a entidade norte-americana, se contrapõe à queda de 5% prevista para as exportações dos Estados Unidos, que deverão se situar em 2,9 milhões de toneladas. No ano passado, as vendas externas de carne de frango sofreram com a crise econômica e a falta de crédito.
O USDA afirma ainda que o fortalecimento do real (comparativamente à fraqueza do dólar) reduziu a competitividade do setor, o que, entretanto, não afetou as margens de ganho da atividade, favorecidas pelo menor preço do milho.
Vale notar que o USDA desconsidera as exportações de patas de frango. Assim, aplicada a previsão de alta de 6% ao frango exportada pelo Brasil, chega-se, em 2010, a 3,850 milhões de toneladas.