A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou em dezembro uma nova etapa da campanha nacional de prevenção à Influenza Aviária, desta vez voltada para turistas, frequentadores de praias e moradores de áreas litorâneas de todo o Brasil.)
A campanha, que será impulsionada nas redes sociais e distribuída por meio dos estados, traz orientações e cuidados frente à situações de eventual risco com relação à Influenza Aviária.
Conforme explica a diretora técnica da ABPA, Sula Alves, a orientação básica é: ao avistar um animal doente, se afaste, isole a área e chame o serviço veterinário oficial. “Buscamos uma mensagem simples, de fácil entendimento e que qualquer pessoa possa executar”, disse.
De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a campanha deverá durar todo o verão, especialmente nos períodos em que as pessoas viajam para o litoral, durante as festividades e as férias.
“Vamos ampliar ao máximo a difusão para reforçar a nossa estratégia de prevenção. Queremos reforçar a estratégia não apenas para proteger os plantéis avícolas, mas também para que as pessoas compreendam que aves selvagens aparentemente enfermas precisam de cuidados adequados, o que só pode ocorrer por meio de atenção médico-veterinária oficial ou outro profissional habilitado”, detalha o presidente da ABPA, Ricardo Santin.