A mais recente edição da revista Avicultura Industrial N°1336 apresenta dados inéditos apresentados pela revista Avicultura mostram o crescimento da produção de carne de aves e ovos na América Latina, consolidando a região como uma das maiores produtoras e exportadoras mundiais. A análise destaca oportunidades e desafios, impulsionados por tecnologias avançadas e práticas sustentáveis. Os avanços e as perspectivas do setor até 2032 serão debatidos no Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM 2024), que ocorrerá em novembro no Uruguai.
Biosseguridade
Entenda o plano de vigilância contra Influenza Aviária, apresentado na revista Avicultura, que reforça a fiscalização e o monitoramento em granjas e abatedouros. As medidas ampliam o controle sobre as condições sanitárias e intensificam práticas de biosseguridade nas propriedades avícolas, visando à prevenção de surtos. O monitoramento contínuo inclui a análise de possíveis riscos e a aplicação de ações corretivas imediatas, garantindo conformidade com padrões internacionais. Essas medidas são fundamentais para evitar a disseminação da doença e proteger a cadeia produtiva.
Entrevista
Joaquín Fernández Cuerdo, presidente da ALA, fala sobre o avanço sustentável da avicultura e enfatiza a defesa dos produtores e o fortalecimento das relações comerciais na América Latina. Ele destaca a importância da colaboração entre os países para enfrentar desafios comuns e garantir a segurança alimentar na região.
Processamento
Leia em processamento sobre a Atualização do Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves que tem o objetivo de mitigar contaminações por meio de inovações tecnológicas visto que abate de aves em larga escala envolve processos que podem gerar riscos de contaminação por bactérias. Para garantir a segurança alimentar, é fundamental seguir boas práticas de higiene e implementar medidas preventivas.
Estudo Embrapa
Na seção Estudo Embrapa, leia tudo sobre os estudos de Canabinoides e suas potenciais aplicações na avicultura e outras cadeias de produção animal. Diante da pressão para reduzir o uso de antimicrobianos na avicultura e em outras cadeias de produção animal, os canabinoides surgem como uma alternativa em estudo. Pesquisas indicam que essas substâncias podem contribuir para a saúde intestinal e o bem-estar animal, áreas impactadas pela retirada dos antimicrobianos. Além disso, investiga-se seu potencial na modulação do sistema imunológico, visando manter a produtividade e a sanidade dos animais. Ainda em fase inicial, esses estudos buscam soluções para os desafios de saúde animal e custos produtivos sem o uso de antimicrobianos.