Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (Osha) dos EUA anunciaram 59 advertências e multas contra o grupo Foundation Food, gestora da fábrica de Gainesville, junto com outras duas empresas associadas: Messer LLC, uma empresa de gás nitrogênio, e a FS Group, uma fabricante de equipamentos de processamento de alimentos.
“Não se engane, foi uma tragédia completamente evitável”, disse o secretário do Trabalho, Marty Walsh, a repórteres em uma entrevista coletiva de Atlanta.
A investigação da Osha descobriu que as empresas não implementaram os protocolos de segurança necessários para evitar o vazamento, que os funcionários não foram ensinados sobre os perigos do nitrogênio, e que lhes faltaram treinamento e equipamento para salvar vidas.
Autoridades do grupo Foundation Food, que também administra outras três fábricas no norte da Geórgia, não responderam imediatamente aos pedidos da Reuters por comentários neste sábado.
A empresa publicou em seu site: “Enquanto nossa comunidade continua se recuperando, estendemos nossa simpatia e rezas às famílias e amigos dos que se foram”.
Nem a Messer ou o FS Group Inc responderam aos pedidos por comentários. Um porta-voz da Messer disse ao jornal Washington Post que pretende contestar as advertências e as multas.
“Nossos funcionários não estavam no local e de maneira alguma estiveram envolvidos com este incidente trágico”, disse a empresa ao jornal na sexta-feira.