Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO

Fávaro recebe delegação da Coreia do Sul para debater Programa de Segurança Alimentar

Ministro enfatizou o papel significativo do Brasil na produção agropecuária global, sendo um dos maiores fornecedores de alimentos do mundo

Fávaro recebe delegação da Coreia do Sul para debater Programa de Segurança Alimentar

No dia 23 de outubro, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, hospedou a vice-diretora Lee Young e membros do Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos (MFDS) da Coreia do Sul no MAPA para o lançamento da segunda fase do Programa de Cooperação em Gestão de Segurança de Alimentos com Países da América Latina. Essa reunião abriu oportunidades de cooperação e aprimoramento das políticas relacionadas às exportações e importações de alimentos entre os dois países.

O Ministro Fávaro enfatizou o papel significativo do Brasil na produção agropecuária global, sendo um dos maiores fornecedores de alimentos do mundo. Ele destacou a importância da iniciativa como um meio de promover o diálogo e a colaboração global para enfrentar os desafios relacionados à segurança alimentar.

Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), destacou que o programa de cooperação fortalece a relação entre o MFDS e as áreas técnicas da SDA, permitindo aos países maior acesso ao mercado internacional, alinhado aos interesses multilaterais e econômicos.

Lee Young, vice-diretora do MFDS, salientou a importância da parceria comercial entre o Brasil e a Coreia do Sul, ressaltando que o Brasil é um importante parceiro nas importações, com produtos como aves e galinhas representando 89% das importações do país asiático.

O Ministro Fávaro destacou a contribuição estratégica da Coreia do Sul para o comércio de produtos agropecuários, que beneficia a economia brasileira. Ele expressou confiança de que as parcerias e a cooperação contínuarão fortalecendo a segurança alimentar global e estreitando os laços entre as nações.

O Programa de Cooperação teve sua primeira fase realizada na Coreia do Sul de 2 a 10 de outubro, com o Brasil sendo o primeiro país da América Latina a receber o projeto. As áreas abordadas incluem o Sistema de Controle de Segurança Alimentar da Coreia, HACCP para alimentos importados, políticas de controle de segurança alimentar importado, padrões de alimentos coreanos e outras. Além disso, os participantes visitarão uma indústria brasileira.

A abertura do Programa de Cooperação em Gestão de Segurança de Alimentos com Países da América Latina contou com a presença do secretário executivo adjunto, Cleber Soares, o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso, e a diretora de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

Relação Brasil e Coreia do Sul

Em 2022, o Brasil exportou mais de US$ 3 bilhões para a Coreia do Sul, tornando-se um dos principais parceiros comerciais do país asiático. O Brasil é o maior exportador de carne de aves, café verde, farelo de soja e etanol não-desnaturado para a Coreia do Sul, sendo o segundo maior exportador de milho e soja em grãos.

Em relação às importações, o Brasil importa componentes eletrônicos, processadores, óleo diesel e inseticidas agrícolas da Coreia do Sul. Além das relações comerciais, existem diversos acordos mútuos em andamento, incluindo a Certificação Eletrônica de produtos pecuários, que visa simplificar o comércio de produtos cárneos entre os países. Também foi estabelecido um Memorando de Entendimentos entre a SDA e o MFDS para o intercâmbio de informações de tecnologia da informação.

Em maio de 2023, uma equipe do MFDS esteve no Brasil para inspecionar estabelecimentos de carne de frango e suína, com o objetivo de habilitar a exportação para a Coreia do Sul. Além disso, outra equipe do MFDS visitará o Brasil em breve para avaliar o status sanitário brasileiro para a exportação de carne bovina. Em julho, representantes do Mapa se encontraram com o vice-ministro Osang Kwon para discutir o desempenho do Brasil durante a pandemia da Covid-19 e a qualidade dos alimentos produzidos no país.