Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

Filipinas proíbem importações de aves da Bélgica e França para conter disseminação da gripe aviária

Em 2023, as Filipinas importaram 426.620 toneladas métricas de carne de aves, 3,78% a mais que no ano anterior, com a Bélgica representando 0,59% e a França 0,01%

Filipinas proíbem importações de aves da Bélgica e França para conter disseminação da gripe aviária

O departamento de agricultura das Filipinas anunciou na terça-feira que impôs uma proibição indefinida às importações de aves e produtos relacionados, incluindo aves selvagens, provenientes da Bélgica e da França, devido a um surto de gripe aviária nesses países.

“Estamos fazendo isso para proteger a saúde de nossa população local de aves, bem como dos trabalhadores e consumidores avícolas, uma vez que o H5N1 é um vírus que pode ser transmitido a humanos por animais infectados”, afirmou o Secretário de Agricultura, Francisco Tiu Laurel, em comunicado.

A gripe aviária, carregada por aves selvagens migratórias e passível de ser transmitida entre fazendas, tem devastado rebanhos em todo o mundo nos últimos anos, prejudicando o abastecimento, elevando os preços dos alimentos e aumentando a preocupação com o risco de transmissão para humanos.

França e Bélgica, que compartilham uma fronteira, relataram o surto de gripe aviária em suas populações de aves para a Organização Mundial de Saúde Animal em novembro e dezembro, respectivamente.

A proibição de importação nas Filipinas também impedirá que os comerciantes tragam produtos avícolas belgas e franceses, incluindo carne de aves, pintos de um dia, ovos para incubação e sêmen avícola para as Filipinas, informou o Departamento de Agricultura.

Em 2023, as Filipinas importaram 426.620 toneladas métricas de carne de aves, 3,78% a mais que no ano anterior, com a Bélgica representando 0,59% e a França 0,01%.