Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Foco de Laringotraqueíte Infecciosa Aviária em RS

Foco de Laringotraqueíte Infecciosa Aviária em RS

O governo federal divulgou um ofício urgente em 30 de agosto de 2024, informando sobre a confirmação de um foco de Laringotraqueíte Infecciosa Aviária (LTI) em um estabelecimento de postura comercial no município de Quinze de Outubro*, no Rio Grande do Sul. Em resposta à confirmação ocorrida em 29 de agosto, o documento orienta os Coordenadores de SIPOA e Chefes das Divisões de Defesa Agropecuária sobre as novas restrições para a certificação sanitária de exportação, destacando que produtos provenientes do estado do Rio Grande do Sul não poderão ser exportados para alguns países, devido ao surto.

De acordo, com a Profa. Dra. Masaio, docente titular sênior da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), a Laringotraqueíte Infecciosa Aviária é uma doença respiratória viral altamente contagiosa que afeta principalmente galinhas, mas também pode infectar outras aves como faisões, perdizes e pavões. Causada por um alfaherpesvírus, a LTI é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que exige que qualquer suspeita seja comunicada imediatamente aos serviços oficiais de defesa sanitária animal. No Brasil, essa notificação deve ser feita ao Órgão Oficial Estadual de Defesa Sanitária Animal, que coordena a resposta à doença e implementa as medidas necessárias para evitar a sua disseminação.

*O nome do município está incorreto no Ofício divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. A cidade correta é Quinze de Novembro.

Para mais informações sobre este assunto, acesse o artigo na íntegra: