A França detectou um vírus altamente patogênico da gripe aviária em uma granja avícola no norte do país, disse o ministério da fazenda no sábado.
As autoridades, que disseram não ter identificado a cepa, devem abater as galinhas e desinfetar a fazenda para evitar a propagação da doença, informou o ministério em um comunicado.
O surto ocorreu após vários surtos entre fazendas de aves na Europa e na Ásia nas últimas semanas, em um sinal de que o vírus está se espalhando rapidamente novamente.
Vários casos de gripe aviária severa já foram detectados na França no mês passado entre aves domésticas e aves selvagens, levando o governo a impor que os bandos de aves fossem mantidos em ambientes fechados.
Uma onda massiva do vírus no inverno passado levou as autoridades a abater mais de 3 milhões de patos em sua região de criação de patos no sudoeste, conhecida pela produção de patê de foie gras.
Surtos podem levar os países importadores, especialmente na Ásia, a impor restrições comerciais aos produtos avícolas.
Eles também estão causando preocupação entre os epidemiologistas, pois o vírus pode ser transmitido a humanos, especialmente porque o mundo se recupera lentamente da pandemia COVID-19.
A gripe aviária, ou gripe aviária, costuma ser transmitida por aves selvagens migratórias.