Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

SANIDADE

França inicia vacinação de patos contra Gripe Aviária em meio a preocupações

A França iniciou um programa de vacinação em massa de cerca de 64 milhões de patos para conter surtos de gripe aviária, tornando-se o primeiro país da União Europeia a usar vacinas comercialmente.

França inicia vacinação de patos contra Gripe Aviária em meio a preocupações

A França iniciou um programa de vacinação em massa de cerca de 64 milhões de patos para conter surtos de gripe aviária, tornando-se o primeiro país da União Europeia a usar vacinas comercialmente em sua indústria de aves, de acordo com o ministro da Agricultura francês. A gripe aviária afetou severamente a indústria de patos na França, que é conhecida por sua produção de foie gras. O programa de vacinação, que começou no dia 1º de outubro, está estimado em cerca de 100 milhões de euros, com 85% desse valor sendo subsidiado pelo governo.

Os patos franceses receberão duas doses da vacina durante um período de algumas semanas, com a expectativa de alcançar imunidade coletiva até o final do ano. O ministro da Agricultura, Marc Fesneau, expressou alívio com o início da vacinação durante sua visita a uma fazenda na região de Landes, um importante centro de produção de patos.

No entanto, essa decisão da França gerou preocupações de que a vacinação das aves possa mascarar a circulação da gripe aviária, o que poderia representar um risco para os importadores que adquirirem animais infectados ou produtos contaminados. Alguns dos principais parceiros comerciais da França, como os Estados Unidos, restringiram as importações de aves francesas este mês devido à incerteza em torno dos planos de vacinação. O Canadá também emitiu uma suspensão temporária, e o Japão suspendeu as importações de produtos franceses a partir de 1º de outubro.

Brasil e vacinação contra gripe aviária

Representante do MAPA falou sobre os prós e contras da vacinação para gripe aviária em entrevista exclusiva à Avicultura Industrial, Eduardo Azevedo Pedrosa Cunha, diz que vacinação faz parte do plano de contingência, mas que precisa ser avaliado com cuidado. Veja a reportagem completa aqui.