Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

França reporta controle da influenza aviária após campanha de vacinação maciça

França reporta controle da influenza aviária após campanha de vacinação maciça

O departamento de agricultura da França anunciou uma diminuição significativa nos casos de influenza aviária no país, atribuindo o sucesso à intensa campanha de vacinação de aves.

A partir de meados de março, foram registrados apenas 10 casos de gripe aviária de alta patogenicidade desde a primeira detecção em 27 de novembro de 2023, um decréscimo notável em comparação com os anos anteriores.

Esta melhoria levou à redução do nível de risco da doença de “grave” para “modesto”. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 315 casos, enquanto em invernos passados, os números frequentemente ultrapassavam 3.000.

Até o final de fevereiro, mais de 21,6 milhões de patos foram vacinados, marcando um terço do objetivo total de 64 milhões. A campanha de vacinação, com custo total estimado em 100 milhões de euros, é majoritariamente financiada pelo Estado francês.

Marc Fesneau, ministro da Agricultura da França, enfatizou a importância da colaboração entre as organizações do setor avícola, veterinários e o governo na condução da campanha de vacinação. O departamento também observou uma diminuição do vírus nas rotas de migração das aves sobre a França.

Embora algumas restrições permaneçam em áreas específicas de migração, a maioria das limitações para aves em todo o país foi levantada. No entanto, testes pré-movimento ainda são requeridos para o transporte de aves de capoeira entre fazendas profissionais.

Em um desenvolvimento relacionado, a Bélgica foi oficialmente declarada livre da gripe aviária pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), após o último caso ser registrado em 29 de dezembro de 2023. A vigilância continua sendo uma prioridade, apesar da redução significativa de casos de gripe aviária no país.

A França e seus vizinhos, incluindo a Alemanha, onde também foi notada uma diminuição nos casos de gripe aviária, estão trabalhando juntos para prevenir a disseminação da doença.

A Alemanha registrou uma redução nos surtos entre aves domésticas, embora o número de casos em aves selvagens tenha aumentado.

Esses esforços conjuntos refletem um compromisso transnacional para combater a gripe aviária, com estratégias preventivas como a vacinação desempenhando um papel crucial na redução do impacto econômico e social da doença.