Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

DESENVOLVIMENTO

Governo Federal cria Rota da Avicultura Caipira; primeiro polo será na Paraíba

Objetivo é fomentar produção e trazer mais visibilidade e sustentabilidade ao setor, garantindo trabalho e renda para agricultores familiares

Governo Federal cria Rota da Avicultura Caipira; primeiro polo será na Paraíba

No Semiárido nordestino, especialmente durante os períodos de seca, a galinha caipira emerge como uma das poucas espécies domésticas capazes de resistir em pequenos viveiros. Essa resistência e adaptação a tornam vital para o sustento das famílias, fornecendo ovos e carne. Apesar dessa importância, a avicultura caipira permanece à margem dos holofotes da agricultura industrial.

Para reverter essa situação, o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou a Rota da Avicultura Caipira. O primeiro polo será estabelecido no estado da Paraíba, como parte das ações do Programa Rotas de Integração Nacional. Este programa, presente em todo o país, visa promover o empreendedorismo, o cooperativismo e a inclusão produtiva, permitindo que os produtores trabalhem em conjunto, alcancem escala e comercializem em diversas localidades.

A sugestão para criar a Rota da Avicultura Caipira partiu do diretor-presidente da Central de Cooperativas Agropecuárias da Paraíba (Coopaf), Wendell José de Lima Melo, em busca de mais visibilidade e desenvolvimento para o setor. O programa pretende destacar a relevância da avicultura caipira, não apenas na Paraíba, mas em todo o Nordeste e Brasil.

A iniciativa visa criar polos em diversos estados, apoiando a estruturação do setor por meio de diversas frentes, como implantação de unidades de beneficiamento, estudos, pesquisas (da produção à comercialização), melhoramento genético e adoção de novas tecnologias. O objetivo é ampliar a comercialização dos produtos de maneira sustentável, gerando mais renda e empregos.

A avicultura caipira já mobiliza recursos em todo o seu processo produtivo, desde o arranjo produtivo local (APL) até a geração de insumos, produção genética dos animais, assistência técnica, beneficiamento, logística e comercialização. Na Paraíba, sete cooperativas e mais de 130 associações estão envolvidas, incluindo mais de 1,5 mil famílias de agricultores familiares.

A criação da Rota da Avicultura Caipira é vista como fundamental para o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Além de fortalecer comunidades rurais, associações e cooperativas, ela pode contribuir para a promoção e inclusão de jovens e mulheres na atividade. As Rotas de Integração Nacional, como a Rota da Avicultura Caipira, fazem parte de um programa abrangente que busca impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental nas regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Fonte: MIDR.