Em videoconferência realizada na tarde de sexta-feira (19), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reafirmou o compromisso do Governo Federal com a reestruturação da agropecuária no Rio Grande do Sul, severamente afetada por fortes chuvas. Durante a conversa com representantes do movimento SOS Agro RS, empresas, cooperativas e diversas entidades do estado, Fávaro fez um balanço das ações já implementadas para apoiar o setor.
Fávaro destacou que o apoio do Governo Federal começou desde o início das chuvas, enfatizando o acolhimento e a solidariedade. “A participação do Governo Federal foi primeiro com acolhimento e solidariedade. Todos os dias estamos voltados ao Rio Grande do Sul. Um governo que não mediu esforços nessa reconstrução”, afirmou.
Uma das medidas importantes citadas pelo ministro foi a criação do Gabinete Itinerante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estado. Este grupo está percorrendo os municípios afetados, diagnosticando e coletando informações para formular as melhores soluções. “Com apoio da nossa Superintendência no estado, estamos todos os dias com uma equipe de Brasília visitando, diagnosticando e coletando informações para construirmos as melhores soluções”, disse Fávaro.
Entre outras ações, Fávaro mencionou reuniões com entidades representativas, como Farsul, Sindicatos Rurais, Federarroz e o movimento SOS Agro RS; a suspensão do vencimento das dívidas dos produtores até 15 de agosto; a liberação de linhas de crédito no âmbito do Pronaf e Pronamp; e a possível suspensão temporária da negativação dos nomes dos produtores rurais para facilitar o acesso a novos créditos. Além disso, a regulamentação do Fundo Garantia de operações no valor de R$ 600 milhões para Pronaf e Pronamp foi discutida.
O ministro também adiantou que uma Medida Provisória (MP) para reestruturar o setor agropecuário gaúcho pode ser publicada até o fim do mês. A MP prevê tratamento diferenciado para cada produtor, com a possibilidade de zerar as dívidas dos mais afetados, evitando o aumento do endividamento.
Fávaro reforçou a determinação do presidente Lula em apoiar o estado. “Não há dúvida da determinação do presidente Lula para enfatizar que estamos do mesmo lado. Vamos trazer de volta a prosperidade do Rio Grande do Sul! É o mínimo para esse estado que é o berço da agropecuária brasileira”, concluiu.