Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Japão suspende importação de aves do Espírito Santo devido à gripe aviária

MAPA e ABPA ressaltam que decisão do país asiático não segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal

Japão suspende importação de aves do Espírito Santo devido à gripe aviária

A avicultura comercial brasileira começa a sentir os impactos impactos da presença do vírus da gripe aviária no território, com a suspensão temporária da importação de aves vivas e carne de aves provenientes do estado do Espírito Santo, anunciada pelo governo japonês nesta quarta-feira, (28). A decisão do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas japonês foi tomada após a confirmação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil da detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP-H1N5) em uma criação de subsistência no município da Serra (ES).

Em comunicado, o Ministério da Agricultura Japonês afirmou que a medida busca evitar a propagação da doença para o Japão e garantir a sanidade alimentar das aves criadas no país.

O Mapa divulgou um ofício informando que já encaminhou questionamentos às autoridades japonesas, tendo em vista que a decisão não está alinhada com a definição da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) no “Terrestrial Animal Health Code”.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lamentou a suspensão temporária regionalizada de compras de carne de frango proveniente do Espírito Santo e enfatiza a posição do Mapa, destacando que a decisão do Japão não segue as orientações da OMSA, que recomenda a suspensão do comércio apenas em casos registrados na produção comercial.

Atualmente, o Japão não importa produtos avícolas do Espírito Santo, e o estado representa apenas 0,19% do total exportado pelo Brasil em 2022. A ABPA enfatiza, ainda, que não há risco de transmissão da doença por meio do consumo de produtos avícolas, respaldando essa informação com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), OMSA e todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal.