Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista

Leia na AI: Os bastidores da cúpula América Latina - UE

Leia na AI: Os bastidores da cúpula América Latina - UE

Antes de entrar no âmago do artigo de hoje, vale lembrar alguns dos nossos tradicionais leitores da revista Avicultura Industrial que a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) é um bloco regional de 33 estados latino-americanos e caribenhos. O bloco tem como objetivo unir esses estados para: a)  fortalecer o diálogo político, b) intensificar a integração social e cultural da região, c) melhorar a qualidade de vida, d) estimular o crescimento econômico e e) promover o bem-estar de todos os seus povos. A meu ver, este objetivo é consideravelmente complicado em função das diferenças expressivas existentes entre os seus membros.

Vale recordar, igualmente, que a União Europeia (UE) é uma união econômica e política de características únicas, constituída por 27 países europeus. A UE que conhecemos hoje tem suas raízes em vários tratados assinados a partir da Segunda Guerra Mundial. O primeiro passo para a sua construção foi promover a cooperação econômica, com base na ideia de que os países que efetuam trocas comerciais entre si se tornam economicamente interdependentes e, por conseguinte, são mais suscetíveis a evitar conflitos. O resultado foi a Comunidade Econômica Europeia, criada em 1958 com o objetivo inicial de reforçar a cooperação econômica entre seis países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.

O que começou como uma união meramente econômica evoluiu para uma organização com vasta gama de domínios de intervenção – desde o clima, o ambiente e a saúde até as relações externas e a segurança, passando pela justiça e pela migração.

A UE já proporcionou mais de meio século de paz, estabilidade e prosperidade, que contribuiu para melhorar o nível de vida da sua população, inclusive por meio de uma moeda única europeia: o euro. Atualmente, mais de 340 milhões de cidadãos europeus de 19 países utilizam o euro como moeda e usufruem das suas vantagens. Leia mais.