Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Luto

Luto: avicultura brasileira perde Dr. Mário Nakano aos 96 anos

Luto: avicultura brasileira perde Dr. Mário Nakano aos 96 anos

O setor avícola brasileiro está de luto com a morte do Dr. Mário Nakano, aos 96 anos, na sexta-feira, 7 de junho. Nascido em 1º de fevereiro de 1928, em São Paulo, Dr. Nakano deixa sua esposa Julia Takako S. Nakano e seus filhos, Rosana Nakano e Mário Nakano Junior.

Nakano contribuiu com ilustrações para as revistas da nossa editora por anos, especialmente nas décadas de 80 e 90.

O velório do Dr. Nakano, que também foi vereador em São Bernardo do Campo (SP), foi realizado no sábado, 8 de junho, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, no Hall do Prédio Anexo “Atrium”.

Trajetória profissional

Dr. Mário Nakano formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP) em 1956 e especializou-se em Ornitopatologia. Obteve seu mestrado pela USP em 1966 e doutorou-se em Ciências pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 1974.

Com uma carreira marcada por contínuos aperfeiçoamentos, incluindo cursos de extensão internacional, Dr. Nakano trabalhou no Instituto Biológico na Seção de Ornitopatologia, onde conduziu diagnósticos de doenças aviárias, assistiu avicultores, realizou pesquisas e desenvolveu produtos como antígenos e vacinas.

Em 1982, sob sua supervisão, a Seção de Ornitopatologia expandiu-se com a criação de dois Laboratórios Regionais em Bastos e Descalvado, focados em atender os avicultores locais com serviços de diagnóstico de doenças aviárias.

Contribuições e reconhecimentos

Dr. Nakano ocupou diversas posições em órgãos públicos e integrou várias sociedades profissionais, incluindo a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária e a Associação Brasileira de Estudos Técnicos Agrícolas. Ele também foi membro da World Poultry Science Association (Abeta).

Ao longo de sua carreira, recebeu várias premiações e foi autor de 42 trabalhos técnicos e científicos, dois livros, 102 artigos em revistas especializadas e 190 textos de divulgação em jornais. Dr. Nakano também atuou como presidente e membro de bancas examinadoras em diversas instituições de ensino superior.

Aposentou-se em 6 de abril de 1991, deixando um legado significativo para a avicultura e a medicina veterinária no Brasil.

Fonte: Redação Agrimídia, com informações do Instituto Biológico.