Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

América Latina

México: redução da importação de frango sem cota para o Brasil

O México reduziu suas importações de frango em 2020 principalmente devido à eliminação de uma cota concedida ao Brasil , segundo a empresa mexicana Industrias Bachoco

México: redução da importação de frango sem cota para o Brasil

Em particular, em 2020, as importações totais de frango caíram 8,4% em relação a 2019. 

O Brasil conseguiu aumentar sua participação no mercado mexicano de aves com uma cota que o governo mexicano concede a terceiros países. O México criou a cota em 2013 para 300 mil toneladas de carne de frango duty-free como forma de desenvolver novos fornecedores de aves em outros países.

Embora quase não tenha sido utilizada até 2017, a aprovação do México de 46 fábricas brasileiras para exportação permitiu ao Brasil usar a cota.

Importação de frango

O México importou miudezas de carne e aves (inclui peru e outros animais) por 997 milhões de dólares em 2020, uma contração de 18% com relação ao ano anterior.

Desse total, as importações do Brasil somaram apenas 10 milhões de dólares, quando em 2019 foram de 183 milhões.

Outros fornecedores de importação de frango e outras aves ao México em 2020 foram os Estados Unidos , com US $ 928 milhões, e o Chile , com US $ 58 milhões.

Segundo a União Nacional dos Avicultores ( UNA ), os produtos de frango são a principal fonte de proteína consumida no México.

O México está entre os 10 maiores produtores de frango do mundo, com uma produção estimada de 3 milhões de 593.300 toneladas de carne de frango em 2020 e um consumo per capita de 33,1 kg por ano em 2020, que permaneceu o mesmo em comparação ao consumo per capita em 2019.

O frango fresco é a carne mais consumida no México.

Segundo a UNA, mais de 90% do frango é vendido in natura, e apenas uma pequena porcentagem é vendida congelada e com valor agregado (marinado, empanado, parcialmente cozido e totalmente cozido, entre outros).

Esses produtos tiveram aceitação limitada entre os consumidores mexicanos devido à tradição e às preferências históricas dos consumidores por frango fresco.