O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou que a exoneração de Thiago José dos Santos, diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), será encaminhada ao Conselho de Administração (Consad) da estatal nesta terça-feira (25 de junho). Teixeira declarou que a questão está “resolvida” dentro do governo e que a substituição do diretor será avaliada ainda hoje pelo Consad.
A exoneração de Santos é consequência de suspeitas de irregularidades no leilão para compra pública de arroz importado realizado pela Conab no início do mês. O processo levantou suspeitas devido ao envolvimento de pessoas próximas ao ex-secretário de Política Agrícola, Neri Geller, que também foi demitido. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou que houve “falcatrua” por parte de uma empresa participante do certame, e empresas não relacionadas ao mercado agrícola estiveram envolvidas no pregão.
Apesar da Conab ser vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, a indicação de Thiago José dos Santos foi do Ministério da Agricultura. Ainda não foi anunciado o nome do substituto de Santos. Até o momento, não houve encaminhamento formal do pedido de demissão ao Consad, e não há reunião do conselho prevista na agenda oficial. Um encontro extraordinário deverá ser convocado para avaliar a exoneração do diretor.
O anúncio da exoneração de Santos coincidiu com a chegada do ministro Teixeira ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Lula e os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Fernando Haddad (Fazenda), na qual foram discutidos os detalhes do Plano Safra 2024/2025, que será divulgado em 3 de julho.