Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Mudança na legislação gera respostas mistas dos produtores de aves ingleses

Mudança na legislação gera respostas mistas dos produtores de aves ingleses

A nova legislação que permite a alguns agricultores solicitarem novos edifícios agrícolas a um custo reduzido recebeu uma avaliação mista, sendo parte de um pacote de medidas para apoiar o setor. As mudanças aumentam a área máxima permitida para desenvolvimento em 50%, de 1.000 m² para 1.500 m², mas deixaram de fora construções para gado, que permanecem limitadas a 1.000 m².

O consultor de planejamento Ian Pick destacou a economia substancial para os fazendeiros que desejam construir novos prédios agrícolas. “De acordo com o desenvolvimento permitido para um local de 1.500 metros quadrados, a taxa do conselho é de £120, enquanto que em um pedido de planejamento completo ela sobe para £4.992. Se você fizer isso como uma notificação prévia, poderá custar apenas cerca de £1.000”, explicou Pick.

Exclusão de edifícios para animais

Os edifícios que abrigam animais de criação, como os usados por produtores de ovos, não se beneficiam das mudanças, permanecendo no limite de 1.000 m². Esse tamanho permite abrigar uma unidade de 9.000 aves, mas novos prédios podem ser usados para outros fins agrícolas, como processamento, armazenamento ou treinamento.

Rachel Hallos, vice-presidente da NFU, acredita que o anúncio apoia a modernização, expansão e diversificação das fazendas: “Essas mudanças são oportunidades essenciais para os agricultores diversificarem seus negócios, permitindo fluxos alternativos de renda e apoio à economia rural local. No entanto, é decepcionante ver que as instalações para gado continuam excluídas das mudanças”.

Desafios e oportunidades

A NFU também destacou que os direitos da Classe Q, que permitem a conversão de edifícios agrícolas em residências, estão sendo ampliados, mas não para paisagens protegidas. Hallos argumentou que essa mudança beneficiaria significativamente as comunidades locais dessas áreas.

Até agora, poucos avicultores optaram por exercer suas opções de acordo com as regras anteriores de desenvolvimento permitido devido ao tamanho limitado. Inicialmente, apenas 465 metros quadrados eram permitidos, aumentando para 1.000 metros quadrados há cinco anos.

Processo de solicitação

A solicitação de desenvolvimento permitido dá à autoridade local um prazo máximo de 28 dias para se opor a qualquer alteração proposta. A autoridade deve garantir que o local passe por uma série de verificações. No caso de notificação prévia para gado, o desenvolvimento deve estar a 400 metros da residência protegida mais próxima.

O ministro da agricultura, Mark Spencer, afirmou que as mudanças dariam aos agricultores a liberdade de decidir os melhores usos para os edifícios em suas terras, sem burocracia desnecessária. “Estamos ouvindo os agricultores e colocando-os no centro do desenvolvimento futuro de nossas áreas rurais. Ajudar os agricultores a garantir seus negócios e continuar com o importante trabalho de produzir alimentos é nossa principal prioridade”, disse Spencer.

As emendas cumprem uma das promessas feitas pelo primeiro-ministro Rishi Sunak na recente Farm to Fork Summit.