A Organização Nacional Chicken Council estima que os norte-americanos consumiram 1.45 bilhão de asas de frango no último domingo (11), durante a grande final da Liga de Futebol Americano (NFL), o Super Bowl.
Segundo a organização, após o Dia de Ação de Graças, o “Big Game” é considerado o maior dia de alimentação do país e o momento mais favorável para o consumo de asinhas de frango.
“O futebol é ótimo. As asinhas são ótimas. Mas, juntas, são ainda melhores”, disse o porta-voz do Conselho, Tom Super.
“Claro, você pode ter suas batatas fritas, seu guacamole, sua pizza. Mas quando se trata de cardápios para o domingo do jogo, as asas dominam o poleiro. Então, pegue um guardanapo úmido e aproveite a comida de festa favorita da América para o Grande Jogo”, completou.
Como esse número massivo de asas se traduz:
- 1.45 bilhão de asas é o suficiente para que cada homem, mulher e criança nos Estados Unidos coma quatro asas cada.
- Se o treinador de Kansas City, Andy Reid, comer 50 asas todos os dias, levaria a ele 79.452 anos para comer todas as 1,45 bilhão.
- 1.45 bilhão de asas é o suficiente para colocar 693 asas em cada assento de todos os 30 estádios da NFL.
- Se colocadas uma ao lado da outra, 1.45 bilhão de asas se estenderiam 1/3 do caminho até a lua.
- Se cada asa representasse um segundo avançando, 1.45 bilhão seriam 46 anos a partir de agora, ou o ano de 2070.
História das asas de frango de Buffalo
As asas de frango fritas há muito tempo são um elemento básico da culinária do Sul. Mas uma história bem conhecida sobre como o conceito de cozinhar as asas em molho apimentado nasceu ocorreu em 1964 no Anchor Bar em Buffalo, Nova York, quando a co-proprietária Teressa Bellissimo cozinhou as asas que sobraram em molho picante como um lanche da madrugada para seu filho e seus amigos. Os rapazes gostaram tanto que os Bellissimos colocaram no cardápio no dia seguinte. Servidas com fatias de aipo e molho de queijo azul, as “Buffalo Wings” foram um sucesso instantâneo.
Dick Winger, que vendia molho picante para o bar, foi para a estrada com Dominic Bellissimo, filho dos proprietários, para promover o item e vender molho picante, e o item gradualmente conquistou operadores de restaurantes em todo o país. O conceito alcançou grande popularidade em 1990, quando o McDonald’s começou a vender Mighty Wings em alguns de seus restaurantes. O KFC lançou Hot Wings um ano depois, e a Domino’s Pizza introduziu suas próprias asas em 1994. Elas permaneceram populares desde então. O McDonald’s voltou ao negócio de asas em 2013, e suas Mighty Wings foram destaque em todo o país na maioria dos restaurantes até o primeiro trimestre de 2014.
Asas de frango e futebol – Uma história de amor
A ascensão das asas de frango e sua correlação com o futebol americano tudo se resumiu ao timing.
Cozinhar o frango inteiro estava na moda nos anos 1960 e 1970, mas nos anos 1980, os consumidores dos EUA começaram a preferir carne de peito desossada e sem pele, e as asas se tornaram um subproduto barato para os produtores de frango. Restaurantes e bares perceberam que poderiam cobrar preços baixos pela proteína relativamente barata, e devido à natureza apimentada/salgada do molho, descobriram que as vendas de cerveja disparavam quando os clientes comiam asas.
Ao mesmo tempo, bares esportivos com várias TVs e antenas parabólicas estavam se tornando cada vez mais comuns na América graças à tecnologia em rápida evolução; e o evento esportivo mais popular para assistir com amigos em bares é o futebol americano. As asas eram facilmente compartilháveis e acessíveis, uma ótima “comida de grupo” para comer com outras pessoas, e são a combinação perfeita com um jarro de cerveja. E assim nasceu a ligação entre o futebol e as asas de frango.
Fonte: National Chicken Council.