Os produtores de ovos no Reino Unido devem garantir que os testes de Salmonela sejam realizados e os resultados obtidos antes de alojar novos frangos, conforme exige o Código do Leão do Reino Unido. Essa medida visa evitar a introdução de Salmonella Enteritidise ou Salmonella Typhimurium
Segundo Tom Davies, da Country Fresh Pullets, os produtores devem orçar um período mínimo de duas semanas para garantir que os resultados dos testes sejam negativos antes de alojar as aves. Ele destacou que, embora alguns locais tentem reduzir o tempo de resposta para até sete dias, os testes de salmonela podem demorar entre quatro e sete dias para serem concluídos. Esse intervalo afeta diretamente os custos, já que os produtores perdem dinheiro a cada dia em que o galpão fica vazio.
Mark Williams, ex-presidente do British Egg Industry Council, ressaltou que uma emenda ao Código do Leão retira a opção de testes confirmatórios em caso de resultado positivo, o que aumenta a importância de esperar os resultados antes de alojar frangas. Caso o alojamento ocorra sem a transmissão de um teste negativo, o risco de contaminação dos rebanhos é elevado, especialmente com o envelhecimento das aves, e pode gerar implicações financeiras e sanitárias.