Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO

Perspectivas 2024: vendas externas devem impulsionar crescimento no setor avícola

Bom desempenho nas vendas externas é apontado como fator determinante para esse movimento ascendente.

Perspectivas 2024: vendas externas devem impulsionar crescimento no setor avícola

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou estimativas que indicam um crescimento contínuo na produção de carne de frango em 2024. O bom desempenho nas vendas externas é apontado como fator determinante para esse movimento ascendente.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, missões comerciais e campanhas de promoção de exportação e investimento no mercado brasileiro de frango têm se intensificado, mostrando resultados promissores. A abertura de novos mercados e a intensificação das compras por parte de parceiros já consolidados, como a China, são destacadas como impulsionadoras desse cenário otimista.

Dados preliminares do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam que as exportações da carne de frango brasileira devem apresentar um crescimento próximo a 4% em 2024, superando a média mundial que não atingirá 3%. O Brasil, atualmente responsável por mais de um terço de todas as transações globais de carne de frango, poderá aumentar sua participação nesse mercado ao longo do ano, sustentado pela competitividade dos preços nacionais e pelos impactos da Influenza Aviária em importantes players mundiais.

Os pesquisadores do Cepea ressaltam que, embora o cenário seja favorável, eventos globais imprevisíveis podem alterar o panorama. No mercado interno, além do desempenho da economia brasileira, as perspectivas de crescimento do setor de avicultura estão condicionadas à ausência de casos de Influenza Aviária em granjas comerciais no Brasil.