Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

CURIOSIDADES

Por que a galinha "não mexe a cabeça"? A ciência responde a curiosidade que deu origem ao comercial viral da Mercedes-Bens há dez anos

Fenômeno é possível graças a um sistema sensorial complexo que permite às galinhas estabilizar visualmente o mundo ao seu redor, independentemente dos movimentos de seus corpos

Por que a galinha "não mexe a cabeça"? A ciência responde a curiosidade que deu origem ao comercial viral da Mercedes-Bens há dez anos

Há dez anos a Mercedes surpreendeu com um anúncio que viralizou entre amantes e não amantes de carros. A marca apresentou o Magic Body Control, um sistema de suspensão capaz de antecipar as irregularidades nas estradas. Mas qual foi a inspiração por trás dessa inovação? Ao tentar explicar um conceito complexo, a marca recorreu a algo que as pessoas já entendem: o movimento das galinhas.

Relembre o comercial da Mercedes-Benz:

Agora, a pergunta que fica é: como as galinhas são capazes de manter essa estabilidade?

As galinhas, de fato, possuem a capacidade de manter seus pescoços estáveis, mesmo em movimento. Esse fenômeno é possível graças a um sistema sensorial complexo que permite às galinhas estabilizar visualmente o mundo ao seu redor, independentemente dos movimentos de seus corpos.

O pesquisador da Embrapa, Elsio Figueiredo, responde em entrevista à Gessulli Agrimídia: “As galinhas, como outras aves, não movimentam os olhos dentro da órbita. Ao contrário dos humanos, para olhar em diferentes direções, elas precisam mover a cabeça. Mas para manter o foco em um ponto fixo, as aves precisam manter a cabeça completamente imóvel, mesmo que seu corpo esteja se movendo. Essa necessidade de um ponto fixo de referência é crucial para aves em voo, pois permite que se desloquem na direção desejada com rapidez, como na perseguição de uma presa.”

Habilidade não é exclusividade das galinhas

A habilidade de manter a cabeça estável, mesmo quando o corpo está em movimento, não é exclusiva das galinhas; outras aves também apresentam essa capacidade notável. Este fenômeno está relacionado ao sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio e pela orientação espacial.

Aves em geral possuem um sistema vestibular altamente desenvolvido para se adaptarem ao voo e a outros comportamentos específicos de sua espécie. Esse sistema permite que as aves ajustem sua posição e mantenham a estabilidade visual durante movimentos complexos, como voar, pousar e se locomover no solo.