O Porto de Paranaguá, no Paraná, se destacou como líder nacional na movimentação de cargas do complexo soja no início de 2024, segundo dados do sistema Comex Stat, que monitora o comércio exterior brasileiro. Em janeiro deste ano, 37,5% das exportações brasileiras de soja foram realizadas por meio do Porto de Paranaguá, seguido por Porto de Santos, com 20,9%, e Porto de Rio Grande, com 10%.
Neste período, a Portos do Paraná registrou a movimentação de 1.822.656 toneladas do complexo soja. Desse total, 1.177.616 toneladas correspondiam ao grão de soja, com um impressionante aumento de 202% em relação ao mesmo período do ano anterior. O farelo de soja, utilizado na produção de ração animal, também apresentou um crescimento significativo, com 606.321 toneladas movimentadas, um aumento de 118% em comparação a janeiro de 2023.
O óleo de soja, componente essencial na indústria alimentícia e em diversos outros setores, registrou uma movimentação de 38.719 toneladas em janeiro deste ano, representando uma redução em comparação ao volume do ano anterior.
Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, ressaltou a importância da estratégia logística para atender a alta demanda do mercado, especialmente após o cenário desafiador de 2023. Ele destacou que as projeções para o primeiro trimestre deste ano são positivas.
Além disso, janeiro de 2024 marcou um novo recorde de movimentação de exportação e importação para a Portos do Paraná, com um total de 5.064.683 toneladas movimentadas, representando um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. A China se mantém como principal destino das exportações pelos portos paranaenses, com receitas que totalizaram US$ 758 milhões neste período.
Esses números refletem a posição estratégica e a eficiência operacional dos portos paranaenses, consolidando sua relevância no cenário nacional e internacional do comércio de commodities agrícolas.