Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO

Produção recorde de carne de frango em 2023 é acompanhada por perda de competitividade

Apesar das exportações atingirem um novo patamar histórico pelo terceiro ano consecutivo, a abundância no mercado interno resultou em uma queda expressiva

Raw chicken meat on wooden board. Healthy eating
Raw chicken meat on wooden board. Healthy eating

O ano de 2023 foi marcado por uma produção recorde de carne de frango no Brasil, conforme indicam pesquisas do Cepea. Apesar das exportações atingirem um novo patamar histórico pelo terceiro ano consecutivo, a abundância no mercado interno resultou em uma queda expressiva nos preços domésticos da proteína. Surpreendentemente, nem mesmo o aumento das vendas externas conseguiu conter a tendência de redução nos valores praticados no mercado brasileiro.

A competitividade da carne de frango em relação à carne bovina também foi afetada em 2023. Isso se deu em meio ao aumento expressivo no abate de bovinos e ao consequente incremento na oferta interna dessa proteína. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de janeiro a setembro de 2023, o Brasil registrou o abate de 24,64 milhões de bovinos, representando um aumento significativo de 11,4% em relação ao mesmo período de 2022. Esse volume é o mais alto desde 2014.

No segmento avícola, o cenário também foi de recordes, com um total de 4,75 bilhões de animais abatidos de janeiro a setembro. Esse número representa um aumento de 4,6% em comparação com o mesmo intervalo de 2022, estabelecendo um novo recorde na série histórica do IBGE, que começou em 1997.